TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O menino e a caixa

Por:   •  7/6/2015  •  Resenha  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

Após a leitura atenta do texto “O menino e a caixa” podemos dele depreender que se trata de redação escrita no gênero conto, conforme estudado no conteúdo apresentado em ED.

Basicamente, a história, em seu sentido literal, fala de um menino que recebia de um entregador de objetos milhares de coisas para armazenar numa caixa. Porém, como eram tantas e não eram organizadas em compartimentos, as coisas jogadas naquela caixa atingem o seu máximo, até que uma hora explodem. No entanto, o entregador de objetos esperava que dali daquela caixa saísse não uma explosão, mas objetos novos e criativos que sairiam da combinação dos objetos ali colocados. Frustrado, o entregador de objetos viu a caixa explodir e sobrar no fundo dela apenas algo bem pequeno, diferente da expectativa que o movia.

Por outro lado, percebe-se que o que se busca alcançar com o conto acima mencionado é uma brilhante crítica ao método educacional utilizado frequentemente pelos professores. O autor do texto busca repensar o modelo pedagógico que os entregadores de objeto (professores) realizam nas salas de aulas em relação ao menino (alunos) e sua caixa (cérebro).

Sem pensar em compreensão dos alunos, os métodos utilizados lançam conteúdos diversos ininterruptamente no cérebro dos alunos, pouco preocupando se aquilo realmente será guardado para o processo de aprendizagem ou se no dia seguinte já será esquecido. Essa forma de “jogar” conteúdo acaba por prejudicar o aluno que não consegue armazenar todas as coisas e no dia seguinte já não pode contar com aquele objeto lançado no seu cérebro de qualquer maneira e misturado a muitos outros de forma desordenada.

A reflexão que se extrai é a de repensar a educação, os métodos de ensino e aprendizagem, focando mais na capacidade dos alunos de aprender o conteúdo e organizá-lo no cérebro do que simplesmente abarrotar os alunos de informações para cumprir metas pedagógicas, esquecendo-se do fim maior da educação, que é o aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com