TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento Da Orla De Salvador

Pesquisas Acadêmicas: O Planejamento Da Orla De Salvador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo o autor, em cada gestão governamental surgem núcleos de técnicos que se distingue do resto da administração, e que devido a suas características que são criatividade, dinamismo e de suas iniciativas da pra criar projetos específicos, tais como o primeiro plano turístico para o estado da Bahia, e planos de cunho urbanístico e regional entre os quais se destacam diversos estudos visando à recuperação de bairros históricos e planejamento de vários trechos da orla marítima da cidade de Salvador.

Porto da Barra- Açude da Torre

O autor fala da importância da orla, não só como uma área de residência, mais também como uma área econômica de extração de recursos minerais e recursos marinhos vivos, tais como a exploração do sal, pesca e ostreocultura, essa exploração acelerada calça a fragilidade da orla e umas das iniciativas do governo sobre esse problema foi o planejamento do território e a criação de uma seria de leis que visam amenizar o desgaste ecológico.

Em 1979 foi criado um decreto na França o tratado da “Proteção e do Remanejamento da orla marítima”, com a finalidade de organizar a urbanização da orla, valorizar o meio natural e afastar as estradas da linha de água, para isso o planejamento dispõe do zoneamento que tem como meta a preservação do espaço terrestre ou marítimo.

Já na Bahia o governo só começou a refletir sobre os problemas em 1973, e produziram um documento preliminar relativo ao “Remanejamento da Orla Marítima - Trecho compreendido entre Barra e a foz do rio Pojuca” Na primeira abordagem fala da ameaça da ocupação desordenada da orla, e ameaçando a preservação do potencial turístico.

Barra – Pituba

O trecho Barra-Pituba é caracterizado por uma expansão urbana praticamente concluída, na parte próxima ao mar, restando poucos espaços de propriedade particular ou publica se, edificações. O trecho está relativamente bem servido de infra-estruturas e que seus problemas de higiene estão em bias de solução pela implantação da primeira fase do plano de Esgoto Sanitários de Salvador. A Faixa Barra-Pituba exibe um cenário de grande valor paisagístico, tanto pelos seus elementos naturais, quanto pelos equipamentos culturais incluindo um importante patrimônio monumental.

No entanto com a troca do governo em 1975, o novo, não se interessou no Plano ou, mais provavelmente não teve interesse de aplicá-lo, pois o projeto era arrojado e requeria força política e bastante firmeza administrativa. Essa falta de visão e de coragem de alguns representantes dos setores privados e públicos foi agravada mais tarde pela chegada de governos segundo o autor “medíocres”, que não fizeram quase nada pra melhorar a orla, e alem disso, usou a área da orla pra festas, assim degradando a paisagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com