TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Ensino Horta na Escola

Por:   •  11/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  4.269 Palavras (18 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

GEOGRAFIA - LICENCIATURA

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

Betim/MG

2021-2

[pic 3] 

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        8

6        REFERENCIAL TEÓRICO        10

7        METODOLOGIA        13

8        CRONOGRAMA        14

9        RECURSOS        15

10        AVALIAÇÃO        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

REFERÊNCIAS        18

INTRODUÇÃO

O Projeto de Ensino em Geografia busca levar os alunos e a comunidade escolar a conscientizar-se sobre a importância da horta escolar pela saúde, educação alimentar e ambiental.

O projeto Horta Escolar visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas por permitir práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de compreender e aprender.

Esses conhecimentos podem ser socializados na escola e transportados para a vida familiar dos educando, por meio de estratégias de formação sistemática e continuada, como mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional.

Atualmente as escolas vêem desenvolvendo ações voltadas à
coletividade para as questões ambientais, nutricional e de formação integral do
indivíduo. Dentre essas ações, podemos destacar a horta escolar, pois, através
desta pode-se desenvolver atitudes e competências que permitam ao cidadão
apresentar ações de preservação do meio ambiente, seja na valorização da
produção de alimentos sem agrotóxico, cuidados com a saúde e valorização da vida
e da natureza. Para se ter a vivencia na pratica é preciso realizar atividades que levam o individuo ao entendimento, promovendo o ensino aprendizagem.

Neste sentido, Cribb (2010) ressalta que as atividades realizadas na
horta escolar têm como propósito levar os alunos a refletir sobre seus hábitos
alimentares, incentivar o reaproveitamento de matéria orgânica para preparação do
solo no cultivo de hortaliças, além de conscientizar sobre o perigo que o uso do
agrotóxico pode causar a saúde humana e o meio ambiente.
                            Diante disso, pode-se destacar que as atividades da horta escolar tanto podem ser trabalhadas em aulas teóricas sendo possível abordar princípios,
conceitos, histórico da agricultura, educação ambiental e alimentar, quanto em aulas
prática que visam plantio, cultivo e cuidados com as hortaliças.

  1. TEMA

O tema escolhido foi

 Educação Ambiental – Horta na Escola

 voltada a um projeto sobre horta na escola, pois sabemos que a escola não é responsável somente pela formação acadêmica, é importante investir em uma educação completa, que desenvolva as crianças por inteiro, trabalhe suas habilidades socioemocionais e o senso de responsabilidade.

 E, para isso, uma boa sugestão é criar uma horta na escola, uma simples hortinha pode ser uma grande ferramenta no desenvolvimento infantil.  Afinal, além de colocar os alunos em contato com a natureza, por meio dela também é possível criar um senso de responsabilidade maior nas crianças. Assim, a escola é capaz de formar pessoas mais completas, empáticas e com senso de coletividade.       Um dos motivos mais claros para criar uma horta na escola é apresentar para as crianças e adolescentes a origem dos alimentos, perceberem o esforço e cuidados necessários até que o alimento chegue à mesa. Outro fator importante é que, ao colocar a criança para cuidar de uma horta, ela aprende a ter mais cuidado com o meio ambiente.

                                Não há uma maneira melhor de desenvolver o senso de sustentabilidade do que colocando o aluno em contato com a natureza e mostrando, na prática, a diferença que ele pode fazer desenvolvendo seu senso de responsabilidade, observar as consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos e o benefício de consumir alimentos orgânicos promovendo uma alimentação saudável.

                          Esse tema trabalha a inter-relação entre o ser humano e o meio ambiente, desenvolvendo um espírito cooperativo e comprometido com o futuro do planeta. Entre os princípios e objetivos, vemos a grande importância da educação ambiental fazer parte da atuação consciente dos cidadãos. Ela visa, portanto, o aumento de práticas sustentáveis bem como a redução de danos ambientais.

            Sendo assim, ela promove a mudança de comportamentos tidos como nocivos tanto para o ambiente, como para a sociedade.

            No ambiente escolar, ela possui grande importância visto que desde cedo as crianças aprendem a lidar com o desenvolvimento sustentável. Articulada com as disciplinas obrigatórias do currículo escolar, a educação ambiental tem sido cada vez mais abordada no espaço escolar.

  1. JUSTIFICATIVA

A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, podendo abranger vários grupos, na escola e na comunidade.

Sendo a agricultura um dos principais fatores da configuração do espaço geográfico brasileiro, tornam-se imprescindíveis reflexões sobre esta temática, pois, sabendo-se que uso adequado do solo é um fator de extrema importância para o sucesso de muitas economias ao redor do mundo, faz-se necessário trazer esta questão para o âmbito escolar. Estimulando o cultivo de hortaliças em seus lares, colaborando assim para uma educação ambiental que promova a redução de despesas e prevenção de doenças provocadas pela ingestão de alimentos cultivados com agrotóxicos, sendo esta uma questão sócio-ambiental. Conhecimento sobre solo, posição do sol e agricultura sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com