TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Por:   •  1/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.714 Palavras (15 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 15

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Acadêmico: Edson Luiz Meneghetti¹

Tutor Externo: Luciane Cristine Bianchini Vieira²

        

RESUMO

A educação deve ser pensada a partir da integração do mundo digital como parte do cotidiano da sociedade contemporânea. A aprendizagem de Geografia é de grande relevância como contribuição à formação cidadã. Assim sendo, o objetivo geral do trabalho é refletir sobre a inserção das tecnologias digitais no ensino de Geografia na educação básica. Para a realização da pesquisa foi utilizado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Como resultado de pesquisa compreendeu-se que as tecnologias digitais da informação e comunicação devam fazer parte da realidade educacional, de forma que a Escola assuma o importante papel de transformadora social a partir de uma educação igualitária e justa em que os alunos tenham acesso aos conhecimentos científicos a partir de uma visão crítica ao mesmo passo em que seu desenvolvimento e aprendizagem são respeitados. Nesse ponto, o aluno deve aprender a refletir criticamente diante do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação como recursos pedagógicos para que saiba atuar de forma ativa na sociedade contemporânea e esteja preparado para o pleno exercício da cidadania.

Palavras-chave: Aprendizagem de Geografia. Recursos Pedagógicos. Reflexão crítica. Educação Básica.

  1. INTRODUÇÃO

Diante das rápidas transformações na sociedade, abrangendo aspectos políticos, culturais e sociais impactadas pelo avanço das tecnologias digitais, a prática pedagógica docente deve estar alinhada à saberes e habilidades que satisfaçam as demandas de aprendizagem e desenvolvimento contemporâneos. Sendo realidade no cotidiano dos estudantes, as tecnologias digitais não devem ser ignoradas em sala de aula. Tanto no currículo do ensino fundamental, anos iniciais e finais, quanto no ensino médio, pode-se contemplar a presença do ensino de Geografia, como parte das demandas de aprendizagem pensadas para a formação cidadã.

A Geografia escolar auxilia na aquisição de habilidades para a interpretação dos fenômenos naturais e sociais que fazem parte do cotidiano da vida humana. Com o avanço das tecnologias digitais, há diversas possibilidades de tornar o ensino significativo e motivador. São inúmeros recursos disponíveis que podem ser utilizados de forma didática, como os jogos, vídeos, softwares, imagens, aplicativos, entre outros. Um destes caminhos é o uso de jogos digitais como recursos didáticos para os trabalhos com temas que envolvem os aspectos econômicos, sociais e físicos dos fenômenos geográficos, gerando, assim, maior oportunidade de contextualização cotidiana e habilidades em jogos diversos. Com isso, pretende-se responder ao seguinte questionamento: quais são as possibilidades do uso das tecnologias para o ensino de Geografia?

O tema se torna relevante para contribuir com a construção do conhecimento sobre as tecnologias da informação e comunicação como aporte à prática docente, facilitando a aprendizagem de Geografia. Pretende-se, assim, estimular as reflexões e questionamentos sobre as inovações nas práticas pedagógicas objetivando alcançar um aprendizado motivador e significativo, tendo o aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem.

O objetivo geral do trabalho é compreender as possibilidades da inserção das tecnologias da informação e comunicação no ensino de Geografia. Os objetivos específicos são: apresentar o panorama das mudanças na educação resultantes da democratização das tecnologias da informação e comunicação; descrever as características do ensino de Geografia no ensino básico e discutir as possibilidades do uso de tecnologias como recursos pedagógicos nas aulas de Geografia.

A pesquisa foi realiza pelo procedimento da revisão bibliográfica com abordagem qualitativa. Foi realizada uma revisão entre artigos publicados nos repositórios digitais da Capes e Scielo, com delimitação temporal de 2012 a 2022, completos, que abordassem a prática docente em Geografia a partir do uso das tecnologias da informação e comunicação.

O trabalho foi estruturado em três partes, sendo na primeira apresentada a fundamentação teórica com a apresentação das transformações na educação provocadas pelas tecnologias e as características do ensino de Geografia na Educação Básica. A segunda parte traz a descrição dos caminhos metodológicos da pesquisa e na terceira parte discute-se o uso das tecnologias como recursos pedagógicos para as aulas de Geografia.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Vivemos momentos ímpares na história das revoluções tecnológicas, pois está ocorrendo um progressivo e veloz desenvolvimento de instrumentos tecnológicos que influenciam e transformam as relações sociais de forma contínua. Para Júnior, Mello, Gobara (2020) estas revoluções são produtos da inovação que possui na tecnologia a sua principal fonte.

Santos (2017, p.33) afirma que a partir do domínio das tecnologias da informação e comunicação – TIC iniciou-se um novo período civilizatório denominado “Sociedade da informação”, marcada pelas transformações no modo de executar tarefas e se relacionar a partir da tecnologia. A capacidade das tecnologias digitais de rápido processamento, compatibilidade entre os sistemas e armazenamento gerou maior dinâmica e fluidez para a informação. Para os países em desenvolvimento, esse fato representa a oportunidade da minimização dos desequilíbrios socioeconômicos, visto que o conhecimento é fator primordial para o desenvolvimento econômico e social das nações.

São inúmeros recursos disponíveis em meios digitais, bem como, diversificados tipos de informação que são criadas e recriadas quase que instantaneamente, de forma que é a percepção e capacidade crítica humana que pode dar significado aos recursos e explorar seu potencial para a educação e a ciência:

[...] várias são as ferramentas disponíveis, tal como a internet, as linguagens de programação e edição como javascript, os sistemas de informações geográficas e suas funcionalidades, as ferramentas fotogramétricas (softwares de edição, mecanismos de coleta de fotografias aéreas, etc.), as metodologias de quantificação e inventariação dos recursos naturais [...] Sendo assim, a junção das valências da percepção humana e do aparato tecnológico poderá contribuir para a democratização da ciência e da educação acompanhando a velocidade do desenvolvimento de novas tecnologias da comunicação e da informação (SILVA, 2019, p. 36).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (370.5 Kb)   docx (261.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com