TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo de urbanização

Artigo: O processo de urbanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Artigo  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

A urbanização

O processo de urbanização é caracterizado, entre outros aspectos, por um ritmo de crescimento maior da população urbana em relação à população rural.No caso do Brasil esse fato foi uma decorrência do grande deslocamento da população do campo para as cidades, especialmente entre 1950 e 1990. Trata-se de um dos mais rápidos processos de urbanização do mundo.

A partir da década de 1940, o número de cidades aumentou. Muitas delas apresentaram um intenso crescimento populacional e conheceram uma ampliação de sua área, que passou a contar com mais construções, ruas e avenidas, redes de energia elétrica,de água encanada, de telefonia, de esgotos etc.

A urbanização compreende também a extensão de uma série de aspectos da vida urbana para além dos limites das cidades. A mecanização das atividades agrícolas, a instalação de agroindústrias, as atividades de lazer rural são alguns desses aspectos.

Também são aspectos do processo de urbanização a instalação de equipamentos urbanos no campo, como água encanada, telefone, pavimentação, esgoto, energia elétrica.

Atualmente, uma série de fatores contribuem para uma forte integração entre os espaços urbanos e rural .As telecomunicações, por exemplo são responsáveis pela interligação de praticamente todos os habitantes do campo e da cidade numa mesma rede de informação. Assim, os filmes, noticiários e novelas e propagandas transmitidas pela TV, particularmente são vistos tanto pelos habitante urbano como pelo rural.

O ÊXODO RURAL E A URBANIZAÇÃO

A expansão das grandes propriedades rurais, assim como a mecanização agrícola foram elementos responsáveis pela expulsão do trabalhador do campo em direção à cidade. As máquinas substituíram grande parte da mão- de -obra empregada na atividade agrícola.

Enquanto no campo as poucas oportunidades de trabalho expulsavam boa parte da população , na cidade havia uma possibilidade de melhorar de vida. A maior disponibilidade de recursos no espaço urbano(escola, hospitais, postos de saúde, facilidade de transporte, variedade de produtos) também passaram a exercer forte atração sobre os habitantes do espaço rural.

A ampliação das atividades industriais, especialmente a partir dos anos 1940/1950, foi significativa no Brasil e contribuiu para o crescimento de atividades ligadas ao comércio e aos serviços , estabelecidas no espaço urbano.

Foi a partir desse período que ocorreu o processo de modernização da sociedade e da economia brasileira, marcado, entre outros aspectos, por uma concentração de riquezas nas mãos de poucas pessoas, situação que acaba dificultando uma melhoria mais efetiva das condições de vida das camadas sociais pobres, tanto urbanas como rurais.

O processo de urbanização no Brasil foi uma consequência dessa modernização. No espaço urbano brasileiro estão presentes dessa forma, fortes desigualdades e contrastes sociais, o que pode ser constatado ao observarmos como a maneira como as pessoas moram,se alimentam, estudam, cuidam da saúde divertem-se, trabalham.

O processo de urbanização vem ocorrendo em grande intensidade nos países subdesenvolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com