TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIA RECURSOS

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

PLANO DE AULA

DATA: 05/07/2014

DIA DA SEMANA: SEXTA-FEIRA

• TEMPO: 100 minutos Nº DE AULAS: 02

SÉRIE: 3º ANO

ESCOLA: ESTADUAL IZANETE VICTOR DOS SANTOS PROFESSOR:

• ANTONIO DE OLIVEIRA

COMPONENTE CURRICULAR:

• GEOGRAFIA

TURNO: NOITE

OBJETIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIA RECURSOS

GERAL: Conhecer como a tecnologia moderniza a agricultura e a pecuária nos processos produtivos melhorando a produção de alimentos.

ESPECÍFICO: Identificar os principais fatores que interferem no desenvolvimento da produção agrícola.

Perceber como a agropecuária extensiva se difere da agropecuária intensiva no uso de técnicas e mão de obra.

• TEMA: A GRICULTURA, NATUREZA E TECNOLOGIA.

Algumas áreas que apresentam curto período de iluminação, baixos índices pluviométricos, clima excessivamente frio ou topografia acidentada não são próprios para a agricultura. Os fatores hipsométrico (altitude), higrométrico (excesso ou insuficiência de água) e pedológico (solo com acidez excessiva) entre outros devem ser considerados nos estudos dos diferentes arranjos do meio rural.

Na maioria dos países subdesenvolvidos não industrializados a produção rural ainda é predominante e os índices de urbanização são baixos. dados mostram que em 2007, em muitos países da África e Ásia a população rural ultrapassava 80º% da população total. Uma parcela dos países periféricos conta com intensa urbanização em virtude do elevado ÊXODO RURAL, que se deve, entre outros fatores, ao baixo padrão de vida no campo.

A modernização da agropecuária no período técnico-científico, além do grande emprego de técnicas e capitais, caracteriza-se pela integração ao conjunto da economia: ao setor industrial, aos mercados e a pesquisa científica.

Como atividade econômica a agropecuária, apresenta diferenças quanto a maior ou menor utilização das terras, energia mão de obra e capitais. A agropecuária extensiva utiliza mão de obra pouco especializada e conta com o capital baixo; por ser praticada em grandes áreas tendo como fator mais importante a terra. Por outro lado na agropecuária intensiva, o capital predomina; há grandes investimentos em mecanização; utilização de técnicas modernas e o uso de mão de obra qualificada, tendo cultivo de plantas e criação de animais quanto o processamento e transporte dos produtos, demandam grande fluxo de energia, com maior produtividade. AULA EXPOSITIVA;

1ª PARTE: Dinâmica: Perguntas referentes ao tema.

2ª PARTE: Metodologia.

De posse do plano de aula o professor escreverá o conteúdo no quadro branco relacionado ao tema. Feita essa etapa fará uma breve explanação sobre o tema mencionado, extraindo dos alunos suas experiências do cotidiano e após aplicará um exercício de fixação para melhor compreensão do assunto abordado.

AVALIAÇÃO: será continua através da participação dos alunos e observando-se o empenho de cada um deles na resolução de exercício de fixação.

HUMANOS: Professor e Alunos.

DIDÁTICO: Quadro branco, pincel, apagador, internet, computador e data show.

ESPAÇO UTILIZADO: ( X ) Sala de aula, ( ) Área verde, ( )Pátio, ( ) Quadra de esporte ( ) Piscina

OBSERVAÇÃO DO PROFESSOR DA TURMA:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com