TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO E MÉTODO GEOGRAFICO

Por:   •  26/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DO PENSAMENTO E MÉTODO GEOGRAFICO

PROFESSOR: JONAS PASTANA DA SILVA

04 ABR. 2019

Aluno:  PAULO BRILHANTE/ JOÃO FAGUNDES          – DFCH / 2019.

RESENHA CRÍTICA: O PONTO DE MUTAÇÃO

CAPRA, F. O Ponto De Mutação. 1 Ed. São Paulo: Cultix, 2006.

IDEIA CENTRAL.

O Ponto De Mutação, de autoria do renomado físico teórico Fritjof Capra, apresenta um debate a respeito de crises atuais, e uma inicial mudança de paradigma no pensar cientifico. Ao ponto que indica o inaugurar cientifico (Cartesiano) e seu desenvolvimento até o presente momento, fragmentada, e ultra especializada. São justamente as razões de pouca resolução para os diversos problemas que assolam a humanidade, questiona diversas estruturas, que tornam a ciência menos prática, quanto a solução do mundo real, indicando que a mudança de paradigma nasce do pensamento sistêmico e integrado como solução para a pratica conjunta o que possibilita integração, a partir da junção

SOBRE O MÉTODO.

Do ponto de vista teórico-metodológico, a obra realça uma perspectiva baseada no Método Sistêmico, com ênfase no princípio da organização em sistemas integrados em detrimento de causas e consequências. Este princípio é fundamental na abordagem de Capra para analisar as recentes crises planetárias, e a enorme dificuldade nas alternativas, criticando inclusive o papel histórico da ciência, desde de os primórdios do pensamento cartesiano, onde o que ordenava era a fragmentação, para mais fácil solução, o sistêmico propõe analises integradas de causa e consequência, visando chegar a conclusões mais amplas e completas ao final da análise.

ARGUMENTAÇÕES DO AUTOR.

As argumentações do teórico foram estabelecidas a partir da ideia que um mundo cada vez mais globalizante/planetário, onde diversas crises latentes apresentam perspectiva histórico-temporal, Capra nesse sentido aborda diversas crises e suas respectivas causalidades, mostrando que para suas resoluções diferente do que a ciência cartesiano, que fragmenta, especializa, deverão pensar na integração das crises, de maneira organizada, sistêmica. Para tanto, a posteriori verificar possíveis resoluções, e desenvolve a historicidade do pensamento cientifico, para justamente questionar o mecanicismo.

*A inversão Da Situação:

-O autor, em primeira instância irá debruçar sua análise, na perspectiva, clara do final do século XX. Neste período temos grandes marcos da humanidade, avanços tecnológicos extremamente decisivos, e em contraste com o avanço do conhecimento científico, a eclosão espontânea e agravamento de diversas crises globais, moral, política, econômica, social. Tratando de meados do século XX no espectro da Guerra Fria, diversos avanços tiveram respaldo da sociedade, mas o desenvolvimento desenfreado do complexo bélico-militar, acabou sendo o cerne desse conflito, bilhões de investimento, no desenvolvimento de pesquisas.

-Este espectro alarmante de desenvolvimento tecnológico desordenado, e a maioria das novas tecnologias estava ligada a destruição eminente, esperada e temida por civis, gerava enorme sensação de instabilidade, fazia grandes pensadores se questionarem a respeito do desenvolvimento a ciência, que aquela época pouco parecia se importar, com o bem estrar da humanidade, estava mais focada em desenvolver armamento bélico de destruição total.

-Neste sentido, a guerra de fato existiu, apesar de não ter havido um conflito direto entre as superpotências Estados Unidos e União Soviética, é também incompreensível enxergar como ausente de conflitos, a exemplo dos ideológicos capitalismo e Comunismo, que se desdobram em guerras intermediadas pelas potencias, a base de armas e recursos. Essas potencias de fato patrocinavam guerras pelo mundo em busca de demonstrar qual era o melhor sistema, severamente nos faz pensar sobre que tipo de desnvolomenit5e quase descolado com a realidade humana, ou preocupado com seus interesses.

- São abordados temáticas sobre a perspectiva futura da humanidade no tange a energia, o sucessivo uso de combustíveis fosseis (Petróleo, Gás Natural e Carvão mineral) os mesmos do início do século XX, também nos fazem refletir sobre todo o desenvolvimento da ciência, tendo em vista o alto risco que eles promovem a natureza, consoante a isso o surgimento ou pelo menos novas iniciativas sobre buscar novas fontes de energia, tais como as renováveis.

- Novas perspectivas são abordadas portanto, qual seria a nova principal fonte, alguns apontam que a energia nuclear, que diferente do que muitos dizem não exatamente uma energia lima. Capra apresenta o futuro como solar, elencando a energia solar como a promissora e futura, fonte inesgotável, que tem um preço grande o avanço tecnológico pra assim fazê-la.

Capra utiliza-se de conceitos orientais para tanto, determinar estruturas postas há séculos, conceitos de yin e yang que segundo o mesmo, o ocidente não entende e simplifica como bem e o mal. Ele questiona a estrutura e mostra como a humanidade perdeu de conhecimento, ao construir uma sociedade patriarcal e apresenta sua própria perspectiva pra o futuro, onde o engajamento feminista iria, alcançar e descontruir com força os alicerces da cultura machista, misógina e patriarcal.

A ciência enquanto base, começa a ser questionada pois segundo o autor, certo mecanicismo que inaugura ciência e permeia a mesma até os atuais dias, coíbe analises, e acaba dificultando o processo do entendimento humano como sua própria realidade, o fato da construção da natureza, feminina, frágil e que está disposta ao seu prazer e satisfação, ajuda a entender certos problemas ambientais. Ele mostra ciência em pedaços que apresente diversos especialistas mas que os mesmos não tem condições de explicar, muito menos resolver as crises atuais, assim indicando um caminho possível aparentado como análise de sistemas.

*Os Dois Paradigmas:

-O momento da mudança de paradigma, é contraposto pela explicação do cerne cientifico, citando nomes importantes e sua biografia, diversos estudiosos em vários âmbitos como Thomas de Aquino, em diversos campos que incluíam estudos do mundo sensível, passando por Copérnico, Johannes Kepler até o desenvolvimento das grandes formulações matemáticas em teoria inovador de Galileu Galilei, sob a perspectiva do heliocentrismo. Entretanto o marco do cerne científico cabe a Rene Descartes, a partir de sua metodologia Cartesiana.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com