TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RESÍDUOS SÓLIDOS NO DISTRITO DO MARINHO E A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO AÇUDE EPITÁCIO PESSOA “BOQUEIRÃO”, NO MUNICÍPIO DE BOQUEIRÃO - PB

Por:   •  18/1/2022  •  Artigo  •  5.198 Palavras (21 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 21

Logotipo da UVA..jpg iesp.jpg

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA - IESP

UNIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

OS RESÍDUOS SÓLIDOS NO DISTRITO DO MARINHO E A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO AÇUDE EPITÁCIO PESSOA “BOQUEIRÃO”, NO MUNICÍPIO DE BOQUEIRÃO - PB

JOSÉ IOLANILSON C. CHAGAS

DANIEL DUARTE PEREIRA

CAPINA GRANDE - PARAÍBA

MAIO DE 2014

OS RESÍDUOS SÓLIDOS NO DISTRITO DO MARINHO E A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO AÇUDE EPITÁCIO PESSOA “BOQUEIRÃO”, NO MUNICÍPIO DE BOQUEIRÃO – PB

José Iolanilson Cavalcante Chagas[1]

Daniel Duarte Pereira[2]

RESUMO

Este trabalho objetiva registrar as formas do destino do lixo rural gerado no distrito do Marinho, no Município de Boqueirão, PB. Como autor dessa experiência pedagógica e do projeto supracitado, a meta aqui é discutir com moradores, pais, alunos, professores e gestores a importância do manejo adequado do lixo, e sua importância para a preservação do meio ambiente, principalmente no que se diz respeito à preservação do açude Epitácio Pessoa O “Boqueirão”, envolvendo direta ou indiretamente a população. Portanto, torna-se uma condição viável conciliar o desenvolvimento com a proteção dos recursos naturais; buscando assim esclarecer a causa fundamental do problema; mudando hábitos existentes não sustentáveis de produção e consumo.

PALAVRAS-CHAVES: Coleta Seletiva – Educação Reflexiva - Sensibilização

ABSTRACT

This paper has like objective to register the ways of the fate of rural waste generated in the Marine District in Boqueirão city – PB. Like author this pedagogical experience and the aforementioned project the goal in this paper is discuss with the dweller, parents, students, teachers, officials and managers about the importance of proper waste management and their importance for the preservation of the environment, especially with regard to the preservation of the dam Pessoa, the “Boqueirão”. That involves directly or indirectly the population. Therefore becomes a viable condition reconcile development with protection of natural resources searching to show the fundamental causes of the problems; changing existing habits unsustainable production and consumption.

Key-Words: Selective Collection – Reflexive Education - Sensitization

________________

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho consta de um estudo realizado no período de 2012 a 2013, na qual o mesmo continua ainda em atividade, onde relata os impactos causados com o lixo rural no Distrito do Marinho no Município de Boqueirão, mostrando ainda a importância da preservação do açude Epitácio Pessoa, - O “Boqueirão”, no Município de Boqueirão, quanto também a esses impactos.

Quem vive no espaço urbano pode ter a falsa impressão de que no meio rural a concentração e os problemas do lixo é insignificante. Vejamos bem, os resíduos da produção vegetal e animal podem gerar uma quantidade de lixo muito significativa. Todavia, parte considerável do problema pode virar solução no dia-a-dia da propriedade (comunidade). A falta de sensibilização e no mais, no tratamento adequado à grande quantidade de dejetos e detritos produzidos, deixados a céu aberto ou próximo a corpos d’água como é o caso do açude Boqueirão e toda a sua bacia hidrográfica, que é justamente esses problemas que a intensificação da produção trouxe para o meio ambiente e grupos sociais dessa área.

Na verdade, o objetivo principal aqui, é conhecer a realidade de implementar programas educacionais que possam garantir ações e transformações junto a toda a comunidade, desenvolvendo um olhar sobre o ambiente, capaz de mobilizar a população para a gestão dos problemas. Problemas estes relacionados ao lixo rural quanto ao seu destino e reaproveitamento, como também, focando a preservação do Açude Epitácio Pessoa. Especificamente, incentivar a prática da preservação do lixo rural, e quanto aos ambientes hídricos, despertando o gosto pela prática da educação ambiental. Dessa forma, é justificável mostrara a razão pelo qual, o conteúdo do presente trabalho foi discutido, pois se trata do lixo rural que dependendo do seu manejo pode se tornar viável ou não para os ecossistemas. Neste caso, é grandiosa a população que não tem seriedade quanto ao reaproveitamento desses resíduos, sejam eles sólidos, molhados, orgânicos ou inorgânicos. Diante do referido trabalho, nossa meta, é tentar sensibilizar a comunidade do Distrito do Marinho, bem como do seu entorno. Sensibilização essa, realizada pelo corpo docente e discente, gestores e funcionários da Escola Municipal José Fernandes de Oliveira, que através de palestras, seminários, caminhadas, distribuição de panfletos nas ruas e entre famílias, seremos capazes tornar realidade as ações e práticas ambientais desejáveis.

Os habitantes do campo aprenderam a conviver desde a sua infância com o hábito de jogar o lixo nas margens de rios, nos quintais das suas casas, enterrá-los e, ainda, incinerá-lo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2000), o “trabalho de coleta do lixo na área rural e em outros locais afastados dos grandes centros urbanos, ainda é insuficiente atingindo apenas 13,3% dos domicílios brasileiros”. Além do custo elevado, há impedimentos quanto ao acesso para a coleta (RIBEIRO et al., 2010.

Resgatando um pouco da história, constata-se que a transformação da matéria e a produção de resíduos fazem parte integrante da atividade humana. Desde os primórdios, o homem utiliza-se de materiais ao seu redor, tais como: pedras, madeiras e peles na produção de ferramentas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com