TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação e Projeto

Por:   •  19/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 10
  1. INTRODUÇÃO

A educação é, certamente, um elemento chave quando se pensa em desenvolvimentos econômico e social. Portanto, a escola torna-se o agente desses desenvolvimentos de forma sustentável, capaz de garantir a igualdade de oportunidade a todos e o pleno exercício da cidadania. Segundo Hazem (2015), tão almejada cidadania não será alcançada se as escolas continuarem a trabalhar os conteúdos tradicionais como o fim da educação. Os conteúdos tradicionais (História, Geografia, etc) continuam sendo os referenciais da educação, mas estes também passam por temas transversais, os mais vinculados ao cotidiano, como, por exemplo, a ética e o trabalho e o consumo. Ao abordar a ética, tem-se o objetivo de estimular a autonomia na formação de valores dos alunos e da comunidade, passando pelo respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. Já o trabalho e o consumo preparam os alunos para a sua inclusão no mercado de trabalho, e é apropriado discutir assuntos como consumo, direitos, desemprego, etc. Diante do cenário aqui apresentado, é fundamental que os professores consigam proporcionar aos alunos a reflexão e o desenvolvimento do olhar crítico sobre os conteúdos programáticos. E nesse desafio também se adiciona o ir além dos muros da escola, desenvolvendo uma visão transformada de sua atuação profissional.

A informática, através da interatividade que proporciona, torna-se uma aliada para se poder avaliar de alguma forma como o aluno está respondendo à assimilação do conhecimento, não se tornando passiva a uma conclusão errônea por parte do mesmo. Ela torna-se interessante no incentivo ao aluno na perseverança no estudo e na pesquisa de novos assuntos.

Assim, o projeto aqui apresentado visa o aproveitamento de um ambiente educacional não escolar (uma igreja e sua comunidade), abordando a interdisciplinaridade (História, Geografia e Educação Física) e temas transversais (Ética e Trabalho e Consumo), tendo o uso de um programa de computador como ferramenta pedagógica para uso de alunos do ensino fundamental (7° e 8° anos).

No capítulo 2 tem-se os objetivos geral e específicos deste projeto, tendo no capítulo 3 o detalhamento dos procedimentos metodológicos aplicáveis. No capítulo 4, a avaliação com os resultados esperados e concluindo-se, no capítulo 5, com as considerações finais.

  1. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

        Desenvolver tanto o interesse dos alunos da Escola Estadual Arnolfo Azevedo (cidade de Lorena, São Paulo) nos conteúdos programáticos das disciplinas História, Geografia e Educação Física (incentivando a reflexão sobre tais conteúdos e estabelecendo relações com a realidade dos mesmos e com os temas transversais de Ética e Trabalho e Consumo), como também desenvolver as habilidades dos professores em identificar a realidade de seus alunos e se adaptar a transmissão de conteúdo com o enfoque de agregar informação útil, indo além do método tradicional de ensino-aprendizagem. Para tanto, se faz uso de um ambiente educacional não escolar, a comunidade São Domingos Sávio (cidade de Lorena, São Paulo).

 

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Despertar o interesse dos alunos nos conteúdos de História, Geografia e Educação Física, através de uma nova forma de ensino-aprendizagem.

- Levar os alunos à reflexão sobre os assuntos abordados, relacionando os mesmos com suas realidades.

- Compreender a interdisciplinaridade do projeto em relação aos temas transversais abordados.

- Utilizar diferentes recursos tecnológicos e fontes de informação para adquirir conhecimento.

- Aumentar de forma consciente o exercício da cidadania, agindo com ética e responsabilidade social no que tange sua inserção no mercado de trabalho e no consumismo da sociedade atual.

- Possibilitar aos alunos um ambiente propício à discussão dos temas, incentivando o uso de diferentes formas de comunicação e expressão.

- Adotar hábitos saudáveis, cuidando do corpo e priorizando a qualidade de vida.

  1. DESENVOLVIMENTO

3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

        Quando se pensa no uso da Informática no ensino, pode-se dizer que os sistemas computacionais não se limitam a apenas transmitir informações, mas, se convenientemente programados, são capazes de interpretar a necessidade de informação do aluno e fornecê-la adequadamente. Tais sistemas fazem do computador um instrumento de comunicação que tem grande influência sobre as pessoas por vários motivos, dentre eles por ser capaz de: responder às intervenções do aluno, evitando que ele permaneça passivo; seguir o ritmo de aprendizagem do aluno; fornecer as respostas requeridas com exatidão. Muitos professores que já utilizam o computador em suas aulas estão realizando melhorias no processo de ensino-aprendizagem, tornando o ensino mais moderno e interessante ao aluno (Moraes, 1997).

        Segundo Marques et al. (1996), a motivação é extremamente importante para qualquer aprendizagem, pois, sem ela, é pouco provável que a atenção do indivíduo esteja voltada para o que deve aprender. O computador oferece vantagens sobre os recursos tradicionais, pois pode ser programado para, por exemplo, apresentar situações cada vez mais complexas para o aluno, após ter-se certificado do conhecimento necessário por parte deste, através de questões com dificuldades específicas sobre as disciplinas.

        Diante de afirmativas quanto à eficiência do uso do computador num processo de ensino-aprendizagem mais interessante aos alunos e o propício aproveitamento de um ambiente educativo não escolar, tomou-se os procedimentos metodológicos a seguir na condução deste projeto.

3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.2.1 Ambientes e público-alvo

A Mitra Diocesana de Lorena foi o ambiente educativo não escolar escolhido para o desenvolvimento deste projeto. Porém, o ambiente educativo proposto para o desenvolvimento das atividades pedagógicas em si é o prédio de sua comunidade São Domingos Sávio, onde a Mitra Diocesana desenvolve atividades diversas, onde também foi proposto desenvolver tais atividades com os alunos do 7° e 8° anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Arnolfo Azevedo. O prédio da comunidade São Domingos Sávio tem capacidade para atender aproximadamente 106 estudantes (nos períodos da manhã e tarde), contando em suas dependências com uma sala de informática com 10 computadores. Desde 02 de fevereiro de 2014, a Paróquia assumiu a direção dessa comunidade, antes dirigida pelos padres salesianos, que alegaram, devido ao pequeno número de sacerdotes disponível, não ter condições de manter essa obra social. Então, o projeto pedagógico aqui apresentado vem ajudar a Paróquia a organizar e estruturar essa obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (237.8 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com