TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conflitos mundiais pós Guerra

Por:   •  11/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

Conflitos Mundiais pós Guerra-Fria

O mundo pós Guerra Fria trouxe a sensação de que seria o fim do medo de uma guerra nuclear e das disputas armamentistas e ideológicas. Entretanto, o mundo em que vivemos hoje está repleto de conflitos étnicos e religiosos, além das disputas por riquezas naturais, lutas separatistas e atentados terroristas, o que compromete a paz entre diversas nações e deixa a segurança internacional sempre em alerta.

 

Passados mais de 20 anos do fim da Guerra Fria, outras guerras continuam surgindo. Atualmente, os Estados Unidos, uma das grandes superpotências políticas, econômicas e militares, constantemente  são ameaçadas pelo terrorismo e, para combater este problema, os valores investidos são mais altos do que a Corrida Armamentista, que aconteceu entre 1987 e 1988. 

Os conflitos internos, entretanto, acabam se tornando guerras civis ou guerrilhas, que são grupos armados que buscam derrubar um governo por questões políticas. E nesse caso, chegamos aos grupos fundamentalistas, que buscam na religião a base da organização da sociedade. Atualmente, as correntes mais atuantes são as islâmicas, como a Al Qaeda, que tinha como o seu principal líder, o falecido, Osama Bin Laden.

Umas das principais marcas dos conflitos são os atentados terroristas, que se tornaram a arma principal de grupos rebeldes na luta contra o poder estabelecido. Os alvos sempre são cidades ricas, em todo o mundo, como Paris, Londres, Madrid, Moscou, Istambul, Jarsada, Bruxelas, Nice, entre outras, ou locais que resultam em um grande número de mortos. Recentemente, o alvo foi a cidade de Bruxelas, na Bélgica no mês de Março de 2016, onde 35 pessoas foram mortas e cerca de 300 ficaram feridas.

Armas Químicas e Biológicas

Essas armas estiveram e ainda estão presentes nos principais conflitos mundiais espalhados pelo mundo.

Arma química é aquela que utiliza um composto químico, produzido em laboratório, com a finalidade de matar pessoas. Nessas armas, estão concentrados agentes com elevado poder letal, o que significa que basta apenas uma pequena quantidade de um determinado composto químico para matar um grande número de pessoas, pois são extremamente tóxicos para os seres humanos, Entre os mais letais são:

Gás Sarin: o Sarin é uma arma química criada e usada no século XX. Ditadores e terroristas se aproveitaram das vantagens dessa substância para fazer seus ataques - muitas vezes a inocentes. Mas por que esse é usado como arma química Essa substância não é encontrada na natureza - foi desenvolvida em 1938 na Alemanha. A ideia era que agisse como um pesticida, mas seus criadores (chamados de S chrader, A mbros, R üdiger e Van der L in de) descobriram que ele funcionava bem demais.

O sarin é um agente nervoso, substâncias que agem ao evitar o funcionamento correto de uma enzima que atua como o "interruptor" de músculos e glândulas. Sem esse interruptor, as glândulas e músculos são constantemente estimulados, o que deixa as vítimas cansadas e sem conseguir respirar.

Pode ser usado de diversas formas. Pelo ar, ao ser liberado em um local como aerossol ou por vapor. Pode ainda contaminar água, comida e, quando lançado no ar, pode contaminar plantações. A forma mais perigosa é a primeira - pela qual a vítima pode morrer em poucos segundos. É absorvido pelo corpo por inalação, ingestão, contato com a pele e também com os olhos.

VX: é semelhante ao Sarin e funciona como ele, só que é mais tóxico. Basta que 1mg entre em contato com a pele para causar a morte de uma pessoa.

Gás Mostarda: utilizado desse a Primeira Guerra Mundial, esse gás causa bolhas na pele e destrói o tecido dos Pulmões. Cerca de apenas 10Mg nos pulmões podem matar uma pessoa adulta.

Um dos maiores temores com relação às armas químicas é o fato de não haver um modo de proteger-se delas. Embora numa guerra de soldados utilizem máscaras e roupas apropriadas, a população civil não está preparada para evitar um ataque com esse tipo de arma.

Uma arma biológica, por sua vez, utiliza agentes como bactérias, vírus e toxinas produzidas por bactérias. Em uma arma biológica moderna, é utilizado um tipo de bactéria ou um vírus com poder de afetar ou matar milhares de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (117.3 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com