TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Descaminhos Da Escola:

Pesquisas Acadêmicas: Os Descaminhos Da Escola:. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

Os descaminhos da escola:

“Mestre não é aquele que ensina, mas quem de repente aprende” (GUIMARÃES ROSA, Grande Sertão: Veredas apud SILVA, 1982)

Como pudemos perceber, o próprio título já é uma suposição clara do assunto ao qual se refere o livro em resumo: OS (DES) CAMINHOS DA ESCOLA – traumatismos educacionais; Refere-se exatamente ao que sugere: - aos traumas sofridos pela educação brasileira, de um modo geral.

Se nós formos avaliar o significado da palavra DESCAMINHOS, teremos a seguinte definição, segundo um dos dicionários ortográficos brasileiro: - Extravio, sumiço. Desvio do bom caminho Moral. - Agora sim, chegamos a um determinado ponto específico, pois avaliando essas definições, percebemos sobre o que o livro quer nos dizer. E nos deixa bem claro, quais os distúrbios sofridos pela educação brasileira durante décadas em seus cronogramas curriculares e educacionais em nível nacional, estadual, municipal e até mesmo regional e institucional.

Em cada um dos capítulos que o autor nos traz nesse livro de leitura “leve” - leva em conta os professores que estão exaustos, após a sua dezena de aulas diárias - ele se refere a questões cotidianas do sistema escolar, das instituições e dos professores. Relataremos cada um dos capítulos, de uma forma simples, transportando os relatos para o nosso dia-a-dia, e a nossa vivência, como já educadores ou futuros pedagogos. Não esquecendo que o livro proposto foi editado no ano de 1982, e que algumas coisas podem ter mudado de lá para cá, ou que para nossa satisfação e alegria do autor (pela possível conquista através desta leitura) muito se tenha avançado nessa área ainda decadente através de estudos, pesquisas, leituras, lutas e conquistas.

Veremos nesse trabalho universitário, que no livro, “o autor apoiado na sua experiência e servindo-se da intuição, descreve algumas das mazelas que caracterizam a escola brasileira.” (SAVIANI, São Paulo, nov./78. apud SILVA, 1982)

Mazelas estas que explicitam o significado real da palavra em sua tradução, pois as manchas na reputação são carregadas pelos alunos, professores e escolas; que até são usadas e servem como não modelos de educação.

Ainda, segundo SAVIANI (São Paulo, nov. p.78, apud Os descaminhos da escola, 1982. p. 10), “se isto tem a vantagem de propiciar uma identificação (...) um clima emotivo preliminar favorável ao despertar da consciência, por outro lado corre o risco de não provocar o despertar e, menos ainda, o desenvolvimento de uma consciência crítica. Com efeito, o clima favorável pode se dissolver nos queixumes e lamentações reforçando nos professores o sentimento de vítima justificando o ‘lavar as mãos’.”

Se o alvo principal ao qual se destina a obra não souber usufruir devidamente desse rico material, que é um “grito de alerta” para a classe educacional, com certeza, não será culpa de má interpretação das palavras que a obra contém, e muito menos, culpa do autor, porque o professor Ezequiel T. da Silva, usa uma linguagem muito clara e específica, diretamente perceptível, com um texto descontraído, e informal, que mexe com a nossa consciência, levando a um pensar incisivamente sobre o cotidiano escolar, e a prática exercida. Devemos deixar bem claro, aos destinatários da obra, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com