TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARANÁ - História do estado

Por:   •  25/9/2015  •  Resenha  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Parte I

Esta é a bandeira do estado do Paraná, podemos observar nela as estrelas que simbolizam o Cruzeiro do Sul. Interessante ver também que nelas existem dois ramos de folhas: as de Pinheiro e erva-mate, símbolos do estado.

E do outro lado temos o Brasão, a ave que aparece em cima é uma Harpia, que se encontra em extinção. Os três montes lá no fundo simbolizam a Grandeza, Sabedoria e Nobreza do povo paranaense, e o interessante é que esses três morros existem no estado. Nele também da pra ver os ramos de pinheiro e erva mate.

Parte II

Paraná é uma palavra de origem Tupi, assim como em muitos lugares brasileiros (podemos lembrar de Carapicuíba) e tem seu significado de Parecido com o Mar ou melhor, Grande como o Mar.

Parte III

Paraná antigamente fazia parte da Capitania de São Paulo e tinham duas Comarcas: a Do Sul ou Paranaguá e a de Curitiba (foi nessa época que surgiu a capital do estado). Por diversas vezes ele tentaram se desmembrar de São Paulo....

Parte IV

...Porém nenhuma dessas tentativas foi eficaz fazendo com que só em 1853 isso fosse realizado. Começando assim sua história independente. Somente em 1859 Paraná foi elevado a Estado.

V

No século 17 foi descoberto ouro na região do Paraná, e com isso o aumento da população também tem seu aumento, ocorrendo assim o povoamento tanto no interior quanto litoral. Mas esse ciclo do ouro dura pouco tempo, pois logo depois foi desbancado pela descoberta do ouro de Minas Gerais.

VI

Com isso, os donos da terra começam a criar Gado, dando inicio ao ciclo do Gado, porém só se popularizou no século 19, fazendo com que Paraná fosse ocupado por fazendeiros. Com essa alta demanda foi necessário criar uma rota que ligasse para o resto do País, e assim então foi criado o Caminho da Viamão (mostra o slide com o mapa).

VII

A economia paranaense tem como base a agricultura, principalmente em Cana de açúcar, café e soja. Tem também uma outra parcela na Industria como o Agronegócio, o papel e celulose.

VIII

Paraná tem o 5° maior PIB do país, com um valor de quase 260 milhões de reais, porém quando chegamos ao per capita, ele cai para a 8° posição e com um valor aproximado de 24.190 reais.

IX

Paraná tem uma cultura riquíssima herdada de seus ancestrais, podemos pegar como exemplos as danças típicas da região como o Quebra mona, Fandango e o Curitibano. Não podemos esquecer-nos da parte mais gostosa, que são os pratos típicos do estado.

X

E é claro que a carne não poderia faltar, ela é a base da culinária paranaense por conta do histórico em criação de gado.

 O charque é extremamente típico do estado e o barreado também. Porém trouxemos para a sala o Feijão tropeiro, que em minha opinião é o melhor dos três citados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com