TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC DE INTRODUÇÃO À PROBLEMÁTICA AMBIENTAL

Por:   •  13/10/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.458 Palavras (14 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

           

                             LICENCIATURA EM HISTÓRIA

 

                      PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR  (PCC)

                

                      INTRODUÇÃO À PROBLEMÁTICA AMBIENTAL

                

                                           SEGUNDO SEMESTRE

Valmir Oliveira da Mota – RA 2075745

Polo Goiânia Bueno

2020

UNIP EAD

Curso: Licenciatura em História

Aluno: Valmir Oliveira da Mota

RA: 2075745

Prática como Componente Curricular – Disciplina: Introdução à Problemática Ambiental  (Segundo  Semestre)

Tema: Aquecimento Global

                

                Introdução

                O aquecimento global é um dos temas mais debatidos da atualidade, que tem mobilizado governos de diversos países, organizações não governamentais, cientistas e ativistas ambientais, porquanto trata-se de uma questão de vital importância para a manutenção das condições que favoráveis à sobrevivência dos seres vivos do planeta Terra. Aliás, cumpre-se afirmar que essas condições estão bastante afetadas pelas atividades humanas não sustentáveis, e por essa razão, a discussão  do aquecimento global ganha relevo também na perspectiva de reparar os danos ambientais, de modo a propiciar melhor qualidade de vida aos humanos, sobretudo no aspecto  da saúde. O assunto também interessa à economia das nações, pois os efeitos dele decorrente provocam grandes estragos nas atividades econômicas.

                Mas o que é o aquecimento global? Em uma definição bastante sucinta, o aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão, ou seja, um aumento da temperatura média superficial global, provoca por fatores internos e externos. Os fatores internos estão associados a sistemas climáticos caóticos e não lineares, isto é, inconstantes, devido a variáveis como atividade solar, a composição físico-química atmosférica, o tectonismo e o vulcanismo. Os fatores externos, pro sua vez, são antropogênicos e relacionados à emissão de gases-estufa por queima de combustíveis fósseis, principalmente carvão e derivados de petróleo, indústrias, refinarias, motores, queimadas etc.

                Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento da concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é a causa principal do efeito estufa, consequentemente do aumento  global. Essa conclusão decorre de pequisas sérias, que constataram que nos últimos 50 anos o aquecimento do planeta teve como origem o crescente aumento nas concentrações de gases-estufa de origem antropogênica.

                Somente no último século, a temperatura da terra aumentou em 0,7°C. Parece pouco, mas esse aquecimento altera as condições climáticas em todo o planeta. Novos e mais robustos consensos científicos mostram que estaremos diante de sérios riscos se as temperaturas globais ultrapassarem o patamar de 2ºC acima dos níveis pré-industriais. Estudos climáticos projetam que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão entre 1,1ºC a 6,4ºC e o nível médio do mar subirá entre 9 a 88  cm entre 1990 a 2100 (IPCC 2007).        

                

                Efeito estufa

                O efeito estufa é um fenômeno natural que está intimamente ligado às mudanças climáticas que ocorrem na terra. Apesar de ter relação direta com o aquecimento global, é um processo que garante que a Terra mantenha a temperatura adequada para a vida. Sem ele o planeta seria extremamente frio, a ponto de não possibilitar a existência de muitas formas de vida.

                O problema está no aumento da concentração  de gases poluentes, os chamados gases de efeito estufa. Eles se acumulam na atmosfera e como isso há uma maior retenção de calor, provocando, por conseguinte, um maior aquecimento do planeta.

                O aumento da emissão de gases de efeito estufa é o resultado das atividades humanas, conforme entendimento majoritário da comunidade científica, bom base em pesquisas de alta credibilidade. Esse processo iniciou no século XVIII, com a Revolução Industrial e perdura até os dias de hoje, tendo sido acentuado de meados do século passado em diante.

                

                Causas do aquecimento global 

                As principais causas do aquecimento global, como já dissemos, são decorrentes das atividades humanas realizadas de forma não sustentável, ou seja, sem garantir a existência dos recursos e do meio ambiente para as gerações futuras.

                De acordo com amplo entendimento da comunidade científica, a causa específica primordial do aquecimento global é a intensificação do efeito estufa, que muda o clima do planeta. Esse fenômeno é potencializado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases do efeito estufa. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.

                Os principais gases-estufa são: o dióxido de carbono (CO2), gerado em maior parte pela queima de combustíveis fósseis; o gás metano (CH4), gerado na pecuária, na queima de combustíveis e da biomassa e também em aterros sanitários; o óxido nitroso (N2O), produzido pelas fábricas; gases com flúor, tais como flúor-hidrocarbonetos e os perfluorcarbonos e o monóxido de carbono (CO), resultante da queima de combustíveis derivados de petróleo em veículos e das queimadas de florestas.

                O desmatamento das áreas naturais contribui para o aquecimento global no sentido de promover um desequilíbrio climático decorrente da vegetação, que tem como função o controle das temperaturas  e dos regimes de chuvas.

                

                 Consequências dos aquecimento global

                Entre as consequências do aquecimento global temos as transformações estruturais e sociais do planeta, provocadas pelo aumento da temperatura, das quais podemos citar:

* Elevação das temperaturas dos oceanos e derretimento das calotas polares;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (235.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com