TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Por:   •  22/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)  CAMPUS SERTÃO

CURSO: LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

DISCIPLINA: POLITICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

PROFESSOR: VALCI MELO SILVA DOS SANTOS

ESTUDANTE:  RODRIGO EDUARDO MOREIRA DE OLIVEIRA

FICHAMENTOS

SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. In: ______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed.rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011, p. 11-20.

No capitulo o autor tenta nos mostrar que a escola nos últimos tempos está sendo        apenas um fornecedor de mão de obra para a sociedade, que os saberes dos alunos são ignorados, eles entram e são preparados para fazer uma função. A escola em si perdeu sua função de ser uma transmissor de conhecimento, sendo assim o professor tem a função de lapidar esse conhecimento que já vem do aluno e com os instrumentos fazer o aluno ir além, sair da velha escola, e entrar na nova, no qual o aluno ganha um novo status, como um ser capaz de produzir seu próprio conhecimento, que deva constantemente ser desafiado, mas para isso o professor deve ir além da relação de transmissor e receptor, ele deve conhecer o aluno, saber o que motiva para assim saber qual a melhor forma de incentivar-lo.

LIBÂNEO, J.C. Os significados da educação, modalidades de prática educativa e a organização do sistema educacional. In:______. Pedagogia pedagogos, para quê? 9. ed. – São Paulo: Cortez,

O autor tenta nos mostrar que a pedagogia está aqui para estudar o ambiente de ensino, que além disso a gama áreas que a pedagogia trabalhar é enorme e vem para beneficiar os envolvidos nela.  A pedagogia também procura formas e ferramentas para facilitar esse ensino, tornando assim uma experiência mais completa,, de certa forma podemos dizer que a pedagogia estuda o “ensinar” as melhores formas de como lecionar, ela se ocupa das técnicas e ferramentas utilizadas, assim podemos dizer que a pedagogia é aquela liga que une a educação e a torna uma só, ela dar as diretrizes e direções para seguir. Libaneo por fim nos mostra que não pode existir um curso para formar professores e pedagogos, que cada um precisa de um curso especifico, um para formadores de pedagogos e uma licenciatura para formação de professores para a educação básica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (66.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com