TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POTENCIALIDADE DO ÓLEO VEGETAL PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL

Por:   •  7/3/2017  •  Artigo  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 8

POTENCIALIDADE DO ÓLEO VEGETAL PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM BATALHA-AL

Autores: Maria Eduarda Oliveira Silva

Rebeca Luiza Alexandre

Thays dos Santos Melo

Yasmim Lima Rodrigues

Introdução

O biodiesel é um combustível orgânico, não tóxico, biodegradável, feito a partir de recursos naturais renováveis que usamos bastante em nosso dia a dia, como por exemplo o óleo vegetal. No ano de 2000 o Brasil adotou a legislação e políticas de incentivo de biodiesel no país, apesar de ser também um grande produtor de etanol de cana-de-açúcar e da soja que é de onde se extrai o óleo, aliás o uso do mesmo em escala mundial, torna-se uma questão de vital importância para o desenvolvimento socioeconômico ambiental (DUTRA; 2007). Uma das vantagens do biodiesel é absorver o dióxido de carbono, esse gás faz com que ocorra um aumento no aquecimento global devido a produção excessiva do mesmo. Além disto o biodiesel faz com que ocorra a liberação do oxigênio, que é um gás bastante importante para a respiração humana.

O consumo excessivo de combustíveis fósseis como o petróleo além de causar muita degradação ao meio ambiente, o alto índice de utilização deste, está causando a falta do mesmo, podendo fazer com que ocorram conflitos geopolíticos por ser um combustível fóssil muito importante, caro e não renovável. Por isso, achamos essencial investir na produção do biodiesel por ser biodegradável e produzido a partir de resíduos que são descartados de maneira aleatória gerando danos ambientais.

O Brasil, por possuir uma diversidade muito grande na sua fauna e flora, e ter um grande potencial para a produção de biodiesel a partir do óleo vegetal onde o mesmo é extraído de plantas que são as responsáveis pela diminuição do aquecimento global, absorvendo CO2 (Gás Carbônico) e liberando O2 (Oxigênio). As pessoas deveriam investir neste tipo de biocombustível, pensando no esgotamento do petróleo, pois ao contrário do petróleo, este possui mais vantagens que desvantagens.

Neste cenário em que vivemos, seria extremamente importante se tivéssemos um aumento de fontes alternativas e renováveis de energia. O biodiesel é feito a partir de fontes vegetais, sendo assim, teríamos uma diminuição de gases de efeito estufa e permitiria o uso do petróleo e outras fontes fosseis, como o gás natural, para outros fins.

O óleo residual quando descartado de maneira incorreta pode causar danos ao solo, danificar o sistema de saneamento básico da cidade, poluir rios e lagos, e também pode causar impactos sociais. O óleo de cozinha seria transformado em biodiesel com ótima qualidade e resolvendo problemas distintos do município de Batalha.

Objetivo

2.1. Geral

Verificar o potencial de produção de biodiesel a partir do óleo vegetal residual produzidos para fins comerciais e/ou residenciais no município de Batalha-AL que são descartados de maneira aleatória e danosa.

2.2 Específico

  • Verificar junto à comunidade se há descarte do óleo vegetal usado em frituras.
  • Reduzir os riscos ambientais provenientes do descarte incorreto do óleo residual.
  • Propor a metodologia para a produção de biodiesel com o aproveitamento desse resíduo agroindustrial por manipulação química.

Metodologia

Para realizarmos a primeira etapa, foi necessário a realização de pesquisas em sites, artigos entre outros, com isso lermos sobre o conteúdo pesquisado, abrangendo cada vez mais as ideias.

A segunda etapa teve como ferramenta principal uma pesquisa de campo na feira livre de Batalha-AL e em alguns pontos comerciais, para fazermos o levantamento de todos os dados necessários. Foi elaborado um questionário com algumas perguntas sobre o óleo. As perguntas contidas no questionário foram baseadas nas seguintes questões. Para onde era feito encaminhamento do óleo; A quantidade de uso em cada dia; Reciclagem do óleo; O lugar onde o óleo é descartado pode causar alguma degradação ao meio ambiente.

Em seguida, foi feito a coleta de óleo em algumas lanchonetes para realizarmos a terceira etapa, realizada com a produção de biodiesel em pequena escala. Foi necessário a obtenção dos materiais de baixo custo, materiais químicos e equipamentos, onde encontramos no laboratório químico, no qual ajudou bastante na produção do produto. Segue abaixo os materiais utilizados para a produção do mesmo.

- Óleo vegetal residual

- Metanol

- Hidróxido de potássio

- Luvas

- Máscaras (pois os materiais químicos tinham que ser manipulados com cuidado)

- Banho Maria

- Béqueres

No que se refere ao processamento químico, os métodos utilizados para a produção do biodiesel foram:

- Filtração

- Mistura do metanol e a solução de KOH

- Reação de transesterificação

- Separação das substâncias

Referencial teórico

A matriz energética brasileira tem a vantagem de apresentar aproximadamente 45% de energias renováveis, sendo uma das matrizes mais limpas do mundo (BALANÇO ENERGÉTICO NACIONAL, 2010). Entretanto, com relação à matriz veicular brasileira, há grande trabalho a ser realizado. Pode-se observar a substituição gradativa da gasolina pelo etanol, devido aos veículos bicombustíveis, mas poucas são as opções para a substituição do óleo diesel, combustível mais utilizado na matriz veicular brasileira. A principal matéria prima utilizada no processo de transesterificação foi o óleo residual vegetal.

A transesterificação consiste em uma reação química entre óleos e gorduras com um álcool, na presença de um catalisador, a reação química de transesterificação produz dois produtos - glicerol e os ésteres de outro que é designado de biodiesel (FURFARI,2008)

Segundo Knothe (2006), um catalisador é normalmente usado para acelerar a reação, podendo ser básico, ácido ou enzimático. O hidróxido de potássio é o catalisador mais usado tanto por razões econômicas como pela sua disponibilidade no mercado. As reações com catalisadores básicos são mais rápidas do que com catalisadores ácidos. Somente álcoois simples, tais como metanol, etanol, propanol, butanol e amil-álcool, têm sido usados na transesterificação. O metanol é frequentemente utilizado por razões de natureza física e química (cadeia curta e polaridade). Contudo, o etanol está se tornando popular, pois ele é renovável e muito menos tóxico que o metanol. O tipo de catalisador, as condições da reação e a concentração de impurezas numa reação de transesterificação determinam o caminho que a reação segue (KNOTHE, 2006). Existem outros métodos de transesterificação com diferentes materiais químicos, como por exemplo o hidróxido de sódio, etanol, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (351.1 Kb)   docx (97.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com