TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR

Por:   •  15/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO PEDAGÓGICO INTERDISCIPLINAR

  1. Objetivos:

        Tema Transversal: Meio Ambiente

        Título do Projeto: “O que eu devo fazer para ajudar o meio ambiente? ”

  1. Objetivo Geral:

  • Promover nos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, uma compreensão ambiental em prol da preservação do planeta Terra.

1.2 Objetivo Específico

   

  • Demonstrar a diferença entre reciclar, separar e reutilizar;
  • Compreender a importância de materiais recicláveis.

  1. JUSTIFICATIVA

     

       Vivemos em uma sociedade globalizada, das quais tenham relevância em torno do uso descontrolado de produtos. As pessoas são de todas as medidas possíveis, convencidas e incentivadas ao desejo de consumir coisas que são totalmente desnecessárias. De tal forma, a demanda desses produtos só faz aumentar, e devido a isto, usufruem de maneira irregular, trazendo prejuízos ao meio ambiente, afetando a saúde e o bem-estar da população. Essa atividade tem como objetivo desenvolver uma prática consciente para todos.

      A escola tem um dever fundamental em relação a construir uma metodologia no que diz respeito a educação ambiental, envolvendo um trabalho interdisciplinar e unido. O projeto aborda aspectos referente à sociedade, e questões ambientais. É necessário a conscientização dessas questões, utilizando materiais recicláveis, como garrafas pets, pneus. A proposta principal é desenvolver uma compreensão pela preservação ambiental, para que os alunos cuidem e amem o Planeta Terra.

      Deve-se trabalhar com os alunos qual estratégia fundamental eles devem tomar para que as futuras gerações não sofram com os problemas ocasionados pela ação do homem na natureza. Sensibilizando-os para que enxerguem o problema com um olhar crítico.

  1. METODOLOGIA

        O professor deve promover uma palestra ou trazer um documentário, e logo após fazer uma roda de conversa, onde o mesmo terá a oportunidade de analisar quais entendimentos de seus alunos, quais seus pontos de vista relacionadas ao meio ambiente, e o que significa as palavras “reciclagem, reutilização e separação”. Em seguida, fazer uma atividade com os alunos reunindo-os em na escola, possibilitando medidas sustentáveis para a preservação ambiental.

ETAPA 1 – Materiais

  • Garrafas Pet, copos descartáveis, embalagens de plástico, garrafas de vidro, latas de leite/refrigerante, papel, revistas, jornais, tampinhas de garrafas pet, caixinhas de papelão, pneus, baterias, pilhas e outras embalagens plásticas.

         Os alunos serão divididos em grupo, e cada um ficará com alguns produtos. A partir daí o professor deverá questioná-los “O tempo de decomposição, e quais impactos ele pode gerar no meio ambiente”; “quais deles são materiais recicláveis e não recicláveis? ”; “quais ideias eles têm para transformar o produto, reciclando-o? ”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com