TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio

Por:   •  9/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 6

        [pic 2][pic 3][pic 1]

Acadêmico: Rosemeire Selis de Oliveira                             RA: 21064682 - 5

Curso: 2ª Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Práticas de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio

Valor da atividade: 4,5

Prazo para postagem: de 01/11/2021 às 08:00 a 17/12/2021 às 23h59 – horário de Brasília.

Orientações Gerais: Este formulário deverá ser utilizado para redigir sua resposta da atividade MAPA.  A não utilização deste formulário implicará na nota.

Atente-se às normas da ABNT: Utilize fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, alinhamento justificado e não redija seu texto em negrito.

1ª Etapa: plano de ação - comece o preenchimento a partir do item 3:

1) Disciplina: Prática de Formação

2) Conteúdo: Conduta ética e profissional

3) 1 (uma) competência que você pretende desenvolver a partir do conteúdo:

  • Demonstrar destreza de como ensinar e como o aluno aprender.

4) 2 (duas) habilidades que você pretende desenvolver a partir do conteúdo:

  • Aprender sobre o cotidiano e contextos de vida dos educandos, reconhecendo suas identidades e elaborar estratégias que contextualizam o processo de desenvolvimento de seus aprendizados.
  • Apresentar conhecimento sobre as diversas formas de avaliação dos discentes como: somativa, formativa e diagnóstica, utilizando os resultados para construção de estratégias que auxiliem os educandos em suas dificuldades e autonomias, replanejando suas práticas de maneira que possa assegurar ao aluno seu aprendizado.

5) Justificativa:

         Quando o docente consegue ter conhecimento da vivência desse aluno e faz com que seu trabalho envolva seu cotidiano juntamente com o trabalho pedagógico,

então esse discente passa a compreender mais o conteúdo aplicado, e entender melhor sobre  a importância do conteúdo pedagógico.

O educando necessita que aula seja dinâmica e que tenha incentivos para aprender. Ele precisa entender a práxis que foi aplicada. Não resolve somente memorizar ou decorar conteúdos se não há uma relação ou motivos de compreender a explanação.

        Os professores precisam se conscientizar que vivemos em um infinito aprendizado. O conceito próprio de ensino não tem que ser único e imutável, não somos detentores de toda a sabedoria. Para que nossa aula seja dinâmica e produtiva, devemos estar sempre atentos a realidade de nosso alunado, e sempre procurar desenvolver laços de confiança e estabilidade, respeitando-os como seres humanos que necessitam do nosso apoio para ampliar seus conhecimentos sociais, pedagógicos, culturais, entre outros se tornando assim um cidadão de sucesso.  

6) Apresentar 2 materiais para explorar o conteúdo com seus alunos:

Material 1:

Vídeo do youtube, aula ministrada na UNIVESP pela doutora em Educação Terezinha Azerêdo Rios: “Filosofia da Educação - Aula 18 - Ética no contexto escolar ”

Link disponível: https://www.youtu.be/xe7K_SSC0Xs

Descrição do material (máximo de 3 linhas):

A educação como construtora da humanidade, como desenvolver um trabalho competente e de qualidade, dimensões da competência do professor, as perspectiva da relação pedagógica e a organização do currículo educacional, ensino com valor.

Material 2:

Livro: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: Saberes Necessários à Prática Educativa.

Editora Paz e Terra S/A

Descrição (máximo de 3 linhas):

As polêmicas existentes na educação pontuadas por Paulo Freire como: Não há docência sem discência, ensinar é uma especificidade humana e não uma forma de transferir conhecimentos e pontos específicos do trabalho docente com ética.

Metodologia:

Duração do plano de ação:

  • 8 aulas de 40 minutos cada.

Desenvolvimento:

Primeira aula:

        Será apresentado aos alunos algumas problematizações para que os alunos respondam como:

  • Se um aluno questionar os seus métodos, como você agiria? Como resolver?
  • Se os pais/responsáveis desse aluno questionarem seus métodos, como você resolveria?
  • Se a instituição atrasar o pagamento, como seria sua aula? Descreva
  • Caso os gestores da instituição disser que você não atinge os objetivos propostos, como resolver?
  • Os alunos demonstrando indisciplina ou improdutividade ficando claro que a sua aula não desperta interesse. Como você solucionaria esse caso?

O docente apresentará essas questões escritas na lousa ou em um slide deixando que os alunos expressem seus posicionamentos em relação ao assunto exposto.

Para concluir a aula será apresentado o vídeo da doutora em Educação Terezinha A. Rios.

Segunda aula:

        Será explanado sobre o vídeo apresentado na aula anterior.

        

Também será apresentado aos alunos uma problematização sobre o que é ética, dar exemplos sobre quando um docente demonstra ética e quando o docente demonstra falta de ética e falta de conduta. Todos os alunos terão oportunidade de socializarem suas opiniões.

Também será disponibilizado aos alunos o link do livro em pdf “Pedagogia da autonomia Saberes necessários a prática educativa” e os alunos terão que ler e fazer uma resenha que será apresentado. Os alunos terão que entregar a resenha em 15 dias.

Terceira e quarta aula:

Assim que entregarem a resenha, os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 alunos onde eles terão que criar uma problematização sobre o tema: Conduta e Ética. Cada grupo terá que realizar uma apresentação na aula seguinte com uma solução para a problematização criadas por eles, baseados em tudo que foi trabalhado. Essa apresentação será realizada na próxima aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (568.9 Kb)   docx (59.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com