TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA POSTAGEM

Por:   •  18/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE: ID)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

REFLEXÕES REFERENTES AO TEXTO SELECIONADO

Adilzilene Azevedo dos Santos Fricks 2013468

Cachoeiro de Itapemirim – ES

2020

AJUDA

Um menino pequeno estava se esforçando para mover um pesado armário, mas o móvel não cedia. Ele empurrava e puxava com toda a sua força, mas não conseguia movê-lo nenhum centímetro. O pai, que ali chegava, parou para observar os esforços vãos do filho. Finalmente perguntou: Filho, está usando toda a sua força? Sim, estou! Gritou o garoto, exasperado. Não, disse claramente o pai, você não está. Não me pediu para ajudá-lo.

(Autor Desconhecido)

Reflexões sobre o texto:

        O texto escolhido para reflexão denota que todo esforço sem mutualidade será vão e desgastante. A sobrecarga, o fardo e o cansaço exacerbado sempre existirão enquanto tudo o que fizermos for verticalizado, ou seja, haverá sempre um desnível de um em relação ao outro, independente de quem seja o protagonista.

        Na educação não é diferente, opta-se por um ensino horizontal, isto é, ter por base o dialogismo, onde os indivíduos dialogam entre si, formando relações mútuas de atividades e desempenho, tendo como objetivo principal a aprendizagem que é o cerne da relação professor-aluno.  

        Ajudar, em sentido pedagógico, diz respeito a desenvolver metodologias e estratégias capazes de provocar a tão preconizada interação que é uma “inter ação”, ou seja, é a soma de dois indivíduos ou mais em atividades recíprocas, tendo como foco o mesmo propósito.

        Desse modo, o objetivo desta reflexão é analisar o esforço de uma criança ao testar sua capacidade de mudar algo de lugar, sendo que tudo começou com uma simples mudança de armário. Tão necessário é saber pedir ajuda quando as coisas não vão bem! Sendo assim, o texto mostra que quando somamos nossos esforços, os resultados sempre vêm e, na maioria das vezes, melhor que o esperado. Portanto, toda ideia de fazer sozinho diz respeito à verticalidade, o que não é condizente com uma educação de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com