TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para Compreender as relações sociedade-natureza e os processos de degradação

Por:   •  23/5/2018  •  Resenha  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

Para compreender as relações sociedade-natureza e os processos de degradação

Diferente de algumas teorias, nas últimas décadas, tem se tornado indispensável entender os componentes da natureza de maneira particular ou coletiva, e suas vinculações, na qual diversas áreas do conhecimento tem buscado a compreensão das interligações que o meio ambiente proporciona entre os seres vivos, inanimados e as ações do homem, para que não ocorra a continua degradação do ecossistema de forma inconsequente. O texto a seguir, apresenta, algumas abordagens que procuram explicar a união dos fatos abordado acima.

Diante disso, a abordagem Neomalthusiana, aborda que o reflexo da pobreza e miséria esta relacionada com a explosão demográfica, ou seja, o crescimento desenfreado da população (progressão geométrica), na qual, a produção de alimento torna-se escassa (progressão aritmética), gerando problemas ambientais como consequência do uso de forma excessiva dos recursos naturais para a sobrevivência; para que houvesse o domínio sobre a situação, o controle de natalidade apresentava-se necessário, para que o governo conseguisse regular a qualidade de vida de certa população.

A abordagem da Economia Neoclássica ou também a Perspectiva do Mercado, apresenta o mercado com um importante papel na distribuição de recursos e a importância da qualidade de trabalho, gerando assim nas propriedades privadas a competividade dos indivíduos para se manterem com bom desempenho do mercado de trabalho, a lei de oferta e demanda, procura atender todas as características acima, acreditando também que as sequelas ambientais são fenômenos naturais e precisas, e que os sistemas econômicos e políticos, não carece de mudanças para tais mudanças, mesmo que os recursos usados de forma incorreta pelo ser humano, seja reflexo das superioridades que impõe um único modo de ação, visando sempre os valores e fins.

A Abordagem da Ecologia Política, expõe em nível macro, a correlação dos seres humanos entre si juntamente com os componentes do ambiente, desde a sua organização social, levando em conta a estrutura política, econômica e social. Apresenta-se como um processo cíclico, no qual, a sociedade capitalista e o estado moderno, são causadores dos recursos naturais, pois, são precursores do crescimento acelerado e acumulação de capital, levando assim a competitividade e deterioração dos recursos naturais, chegando assim o estado em uma meta, o poder.

A Abordagem da Teoria da Dependência, explica sobre os países subdesenvolvidos e desenvolvidos, na qual a economia dos países periféricos está condicionada aos países centrais, que possuem alto nível de desenvolvimento e tecnologia, produtividade e capital de investimento, os mesmos se fundamentam nas divisões de trabalho internacionais, para que haja um meio de exploração de recursos e dominação, de outros países. A ideia da degradação do ambiente, consiste diretamente sobre o Terceiro Mundo, na qual ocorre a despreparação no uso das tecnologias e as práticas desenvolvida de forma errônea.

A quinta abordagem é a Institucionalista, destaca a função das instituições, ou seja, as três esferas governamentais: Governo Federal, Estadual e Municipal, organismos internacionais, políticas públicas, leis, resoluções, instituições privadas e sem fins lucrativos, para estabelecer as relações dos grupos sociais com a grande diversidade de componentes do meio ambiente, e explicar as razões de tais acontecimentos.

A Abordagem Classista, apresenta a estrutura social e política da sociedade para se compreender a Inter-relações entre os indivíduos, grupos sociais e componentes do ambiente. Weber diante a classe social, caracteriza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com