TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Países De Industrialização Pioneira

Exames: Países De Industrialização Pioneira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  6.026 Visualizações

Página 1 de 3

1. Porque a grande arrancada industrial da Alemanha aconteceu a partir da unificação político-territorial de 1871?

Porque 1871 marcou a unificação político territorial da Alemanha, com a constituição do Segundo REich. A unificação territorial significou também a consolidação da integração econômica que na verdade já tinha começado em 1834, com a constituição da liga aduaneira Zoliverein. A unificação política criou condições econômicas para um grande processo de acumulação de capitais, que antes era dificultado pela fragmentação territorial.

2. Qual a principal razão para a Alemanha ter sido o pivô da Primeira e da Segunda Guerra? Que mudanças o território alemão sofreu após essas duas guerras?

A Alemanha foi o pivô dos conflitos mundiais pelo mesmo motivo. Ambas foram resultado do expansionismo alemão. O Estado militarista alemão estava empenhado em conquistar os territórios necessários para viabilizar sua expansão capitalista, seu crescimento industrial e fortalecimento político. Após a Primeira Guerra, a Alemanha perdeu vastos territórios, como a Alsácia, a Lorena e o Sarre, para a França. Perdeu também territórios para a Polônia, com a criação do corredor polonês, isolando a Prússia Oriental. Além de perder territórios do próprio corpo do país, perdeu as poucas posses coloniais que tinha. A Segunda Guerra foi, em grande medida, uma revanche as imposições do Tratado de Versalhes, uma tentativa de ampliar a Alemanha que redundou em nova derrota e maiores perdas territoriais. Além disso, a Alemanha, depois de um período de administração interaliada, foi, em 1949, dividida em duas: RFA (Ocidental) e RDA (Oriental), a reunificação ocorreu somente em 1990.

3. Onde está concentrado o principal parque industrial alemão? Quais fatores explicam essa localização?

A maior concentração industrial da Alemanha encontra-se no estado de Renânia do Norte, nos vales do Reno e do Ruhr. Os principais fatores que explicam essa locaçização industrial são: facilidade de escoamento da produção por hidrovias; grande disponibilidade de carvão mineral no início do processo de industrialização; concentração populacional, constituindo reserva de mão de obra e mercado consumidor.

4. Quais as principais causas da rápida recuperação japonesa no pós-guerra?

A intervenção norte-americana desempenhou um papel fundamental no processo de recuperação do Japão no pós-guerra, durante o processo de ocupação, impondo aos japoneses uma série de reformas de cunho modernizante, ao mesmo tempo que investia em torno de 2,5 bilhões de dólares (entre 1947 e 1950), a título de ajuda. Além disso, o país dispunha de numerosa mão-de-obra, barata e qualificada. O Estado investiu maciçamente em educação, pesquisa e desenvolvimento e infraestrutura. A reconstrução de fábricas e da infraestrutura em bases mais modernas permitiu, num curto período de tempo, um grande aumento da produtividade.

5. Qual é e onde se localiza o principal tecnopolo japonês? Explique seu desenvolvimento fazendo uma comparação com o Vale do Silício.

O principal tecnopolo japônes é a Cidade de Tsukuba. A principal diferença em relação com o Vale do Silício é que enquanto Tsukuba foi um projeto governamental,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com