TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre Paisagem Visual (percebida)

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Raquel Riemma de Siqueira

Geografia Integral

Pesquisa Sobre Paisagem Visual (percebida)

Foi escolhida a paisagem da área de montante do córrego Wenzel, no Jardim São Paulo (entre ruas 1B e 20B). Como principais componentes dessa paisagem podemos destacar: o córrego em si, e sua área de entorno, da qual fazem parte resquícios de mata ciliar nativa e outras vegetações exóticas. Também há a presença de casas e pequenas empresas, e ainda, resíduos, pois são descarregadas no local caçambas com entulhos.

As causas e conseqüências dos problemas do meio biofísico ocorrem devido à ação antrópica. É possível perceber que a expansão urbana nesta paisagem contribuiu para o aparecimento de necessidades como, pavimentação das ruas e retirada da mata galeria, estas ações geram impactos negativos, assim descritos: aumento do escoamento superficial, devido à incapacidade do solo em reter águas pluviais, agravado pelo fator dos resíduos, estes são “carregados” até o leito do córrego, contribuindo para os processos de assoreamento e contaminação (água e solo), gerando mau cheiro e aumento de endemias devido à atração de animais vetores. Essas variáveis contribuíram na alteração do ciclo hidrológico da microbacia, levando ao surgimento de enchentes que representam transtornos à população.

Dois fatos merecem ser destacados, são a falta de prudência tanto do poder público local quanto da população, no que tange ao desrespeito às leis ambientais vigentes, usando a área como depósito de lixo, por exemplo, e esse sentimento de ignorar o córrego, no sentido de não incluí-lo às suas realidades (vidas).

Sobre o processo de evolução histórica natural e antrópica, meus conhecimentos são restritos, pois conheço os fatos de uma maneira geral, e não pormenorizada, apesar de essa área já ter sido objeto de estudo em outras disciplinas. Ao olhar essa paisagem me sinto incomodada, logo os valores atribuídos a ela são negativos.

Localização Geográfica

- Altitude: entre 625 à 580metros

- Coordenadas geográficas (latitude, longitude): 22°22’00”S e 47°36’00” W

- Localização regional conforme unidades de análise das bacias hidrográficas: a microbacia está inserida na bacia do córrego da Servidão, o qual deságua no rio Corumbataí, e este compõe a Bacia Hidrográfica do Piracicaba/Capivari/Jundiaí

- Clima, solo e fisiografia: clima do tipo Cwa (clima de chuva de verão e verão quente), conforme a classificação de Köeppen. O solo é do tipo latossolo vermelho-amarelo (LVA) álico, com horizonte A moderado. O relevo é caracterizado por colinas tabuliformes, terraços escalonados, várzeas estreitas e descontínuas.

- Região politico-administrativa: Piracicaba

Arquivo fotográfico

[pic 1] [pic 2]

Figura 1 e 2: Aviso sobre a legislação ambiental e descumprimento da mesma

Fonte: Raquel Riemma de Siqueira (03/2008)

[pic 3] [pic 4]

Fotos 3 e 4: Deposição de resíduos e entulho na área à montante do Córrego Wenzel

Fonte: Raquel Riemma de Siqueira (03/2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (286.5 Kb)   docx (183.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com