TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapeamento do site VISUAL VIRTUAL MT Pesquisa, produção e critica em Mato Grosso

Por:   •  18/10/2021  •  Monografia  •  5.587 Palavras (23 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 23

João Gabriel e Raymerson Gabriel

Mapeamento do site

VISUAL VIRTUAL MT

Pesquisa, produção e critica em

Mato Grosso

Escola Estadual Professora

Elizabet Evangelista Pereira

Setembro/2017

João Gabriel e Raymerson Gabriel

Mapeamento do site

 VISUAL VIRTUAL MT

Pesquisa, produção e critica em

 Mato Grosso

[pic 1]

Escola Estadual Professora

Elizabet Evangelista Pereira

Setembro/2017

[pic 2]

Sumário

Introdução.........................................................................05

Desenvolvimento...............................................................06

Oque encontramos em nós................................................06

O que encontramos em Imagens........................................09

Coletiva á deriva...............................................................14

Exposição olhares indígenas.............................................15

Projeto arte.......................................................................16

Oque achamos em processo.............................................17

Oque achamos em publicações.........................................20

Exposições......................................................................22

Vídeos.............................................................................22

Conclusão........................................................................24

Bibliografia.......................................................................25

Anexo...............................................................................26

Introdução

O site visual virtual é um site onde encontramos artistas, obras, pinturas, desenhos. Esse site fala sobre as obras que estão localizadas no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT-MACP-UFMT, Tribunal de Justiça de Mato Grosso–TJMT, Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso-SEC-MT, o site foi criado em 2011 com o intuito de disponibilizar digitalmente a produção visual contemporânea do estado e toda a produção acadêmica correlata.

 

DESENVOLVIMENTO

O site visual virtual apresenta na sua pagina inicial, imagem de pinturas de renomeados artistas, exibi alguns tópicos na sua barra os seguintes itens Nós, Imagem, Processos, Publicações, Exposições e Vídeos, Em três línguas: Espanhol, Inglês e Português.

OQUE ENCONTRAMOS EM NÓS?

Em “nós” encontramos, apresentação, executores, financiadores e apoiadores.

  • Apresentação

O Visual Virtual MT é o principal produto da pesquisa intitulada “Artes Visuais em Mato Grosso: acervo, difusão e crítica”, financiada pela CAPES (PNPD Institucional), iniciada em 2011 na Universidade Federal de Mato Grosso e tem como objetivo disponibilizar digitalmente a produção visual contemporânea do estado e toda a produção acadêmica correlata.

O projeto é executado pelo Núcleo de Estudos do Contemporâneo (NEC), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) da UFMT. Ludmila Brandão é a coordenadora do projeto que conta em sua equipe com as pesquisadoras Suzana Guimarães, Larissa Menendez (até 2016) e Giordanna Santos, bem como as bolsistas de

Iniciação Científica Célia Braga e Nathália Okde.

        O VVMT conta, em seu acervo, com obras produzidas no estado desde a década de 70, especialmente após a criação, em 1974, da Universidade Federal de Mato Grosso, principal mobilizador das artes plásticas na capital e no estado. As produções visuais dos povos indígenas de Mato Grosso estão sendo paulatinamente incorporadas ao acervo, mediante interesse expresso por essas comunidades na difusão de sua diversa, rica e singular produção aesthésica, entendendo ser este o modo mais eficaz de abertura da sociedade à compreensão, conhecimento e interação respeitosa com esses povos. 

Apesar da semelhança que o VVMT guarda com o formato de um museu virtual, o uso dessa categoria foi dispensado porque além das funcionalidades de um museu constituído pela reunião de um acervo de obras e de informações sobre elas e seus artistas, o site reúne outras categorias de documentos como textos acadêmicos e críticos, catálogos de exposições e matérias jornalísticas. Através da vasta reunião de documentos visuais e textuais, – alicerçada em uma pesquisa continuada – espera-se que o VVMT funcione como fonte para pesquisas acadêmicas vinculadas à História, à Teoria e Crítica da Arte e da Imagem, à Antropologia e à Semiótica Visual e outras disciplinas correlatas, mas também para a própria pesquisa artística, cujos procedimentos podem constituir em inovações no campo da pesquisa acadêmica, num esforço interdisciplinar ou, mais propriamente, num esforço entre os saberes científicos, artísticos e cosmovisões outras não ocidentais. A facilidade de acesso a esse material abre ainda um vasto campo de possibilidades investigativas que vão dos próprios processos criativos (as poéticas como espécie de metodologias artísticas) relacionando os elementos intrínsecos a seus processos constitutivos (técnicas, matérias e suportes), às reflexões teóricas sobre o estatuto da arte na contemporaneidade.

A escolha do nome – Visual Virtual MT – e a concepção da logomarca foram fundamentais para a própria predefinição do site. O nome “arte”, ou “arte visual”, como consta no título do projeto foi o primeiro obstáculo. Essa categoria Ocidental está definitivamente marcada por concepções hegemônicas fundadas em hierarquias que precisam ser expurgadas do campo das produções “aesthésicas”, ou seja, daquelas produções materiais e não materiais que possuem a capacidade de afetar corpos outros, de produzir sensações, situações, experiências. A Estética – criação ocidental com cânones restritivos -, conforme afirma Walter Mignolo, colonizou a Aesthesis que, ao contrário da primeira, reúne todas as formas e modos possíveis conhecidos e ignorados de realização de um evento – no Ocidente, chamado de fruição estética – que não se restringe ao campo da significação (semiótico), mas e, principalmente, opera sobre as sensações (aesthésico). Ao preferirmos falar em produções visuais, ou produções aesthésicas visuais, evitamos a armadilha das diferenciações rotineiras entre “arte” e “artesanato”, as predicações como “arte naïf”, “arte primitiva”, “arte indígena”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (645.7 Kb)   docx (694.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com