TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento e controle da produção e sua importância na Administração

Artigo: Planejamento e controle da produção e sua importância na Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Artigo  •  2.825 Palavras (12 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 12

O planejamento é uma função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos da melhor maneira possível. O planejamento em si está voltado à organização a focar seu futuro. Sendo assim a organização poderá realizar planejamento de forma antecipada para melhor poder controlar sua produção.

Planejamento e Controle da Produção é um programa que planeja a produção e as operações da organização, assim controlando adequadamente sua produção para obter o melhor resultado de eficiência e eficácia da organização, além de manter uma rede de relações com as demais áreas da organização.

Leitura do Artigo Planejamento e controle da produção e sua importância na Administração

O planejamento e o controle em uma organização são muito importantes para o produtivo já que qualquer operação requer controle e planos para que as metas esperadas sejam alcançadas, nos prazos de entrega e com qualidade nos produtos.

São necessários o planejamento e controle, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas.

O PCP tem como objetivo melhorar a produção, reduzir gastos e com maior qualidade e altos níveis de produção e com isso reduzir os seus índices de falhas e como consequência disso gera menor custo e produção e sem falar com a maior satisfação do cliente.

O planejamento é extremamente útil já que permite à empresa não somente traçar metas e objetivos, mais incrementar o processo de produção e conhecimento de sua estrutura.

O controle da produção permite identificar carências e falhas que possam ocorrer, impedindo que prejudiquem o andamento do processo produtivo.

Planejar e controlar são atividades interdependentes e inter-relacionadas, pois enquanto a primeira promove a eficiência do processo produtivo, a segunda mantém essa eficiência tanto o planejamento quanto o controle estão relacionados à busca da qualidade, que é um requisito fundamental e imprescindível dos produtos e garantia da lucratividade da empresa.

Como já vimos o PCP ao desenvolver as suas funções, mantém uma rede de relações com as demais áreas da empresa. As inter-relações entre o PCP e as demais áreas da empresa se devem ao fato de que o PCP procura utilizar racionalmente os recursos empresariais: materiais, humanos, financeiros etc.(planejamento e controle de produção, Idalberto Chiavenato. pg.27).

O PCP busca assessorar a gerencia ou diretoria de produção da empresa, a quem está subordinado, formulando os planos de produção adequados as expectativas da empresa e controlando o processo produtivo para garantir o alcance dos objetivos propostos (planejamento e controle da produção, Idalberto Chiavenato, pg.52).

Grande variedade de maquinas universal, de dispositivos de transportes e de equipamentos, bem como uma oficina-base na qual são manufaturadas as partes daquilo que será o produto final, isto e, os seus componentes. (pcp Idalberto Chiavenato pg. 32).

É o sistema de produção utilizado por empresa que produzem uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Essa quantidade limitada e denominada lote de produção. Cada lote de produção exige um PCP específico. Mas ao contrario da produção sob encomenda, o PCP é feito antecipadamente e a empresa pode aproveitar melhor os seus recursos, com maior grau de liberdade. (PCP 596 Idalberto Chiavenato pg. 34).

Verificamos que o PCP se preocupa com o gerenciamento das atividades produtivas de uma empresa.

Dessa forma, o planejamento e o controle são de suma importância para as que as empresas se tornem produtivas, além de garantir uma produção mais efetiva com menores custos.

Como já vimos, a finalidade do PCP é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa.

Com avanços tecnológicos geraram a necessidade de se realizar cálculos para atender a indústria através de métodos. Dentre os métodos aplicados e estudados ocorre o surgimento da teoria MRP seguida da MRPII, a ERP dentre outros.

Basicamente, o sistema de PPCP é uma área de decisão da empresa que objetiva planejar e controlar os recursos alocados ao processo produtivo visando atender a demanda dos clientes.

Tradicionalmente, a literatura tem abordado predominantemente sistemas como MRPII, JIT e OPT que já há alguns anos fazem parte do jargão da área.

Os sistemas de PPCP objetivam apoiar as decisões de o que, quanto, quando e onde produzir e o que, quanto e quando comprar.

Para Chiavenato (2008) as indústrias começaram a adotar o Planejamento e Controle de Produção, por ser uma estratégia que engloba as decisões referentes ao melhor emprego dos recursos a serem aplicados na produção.

O planejamento e controle de produção necessita ser realizado durante todo o processo de produção e tem como objetivo, garantir que a produção ocorra de forma eficaz reduzindo custos e processos.

O planejamento e controle de estoque são essenciais para garantir uma produção contínua, para atender as demanda e fazer necessário a verificação e adequação dos estoques para não serem gerados prejuízos ou desperdícios.

Just-In-Time (JIT) foi desenvolvido com o proposito de eliminar desperdícios.

O Just-In-Time tornou-se uma filosofia de trabalho não apenas focada na eliminação de desperdícios, mais principalmente em colocar o componente certo no lugar e na hora certa.

Os principais elementos do JIT são:

• Programa mestre;

• Kanban;

• Tempos de preparação;

• Funcionário multifuncional;

• Layout;

• Qualidade;

• Fornecedores;

O MRP funciona como um software para processar todos os dados sobre os itens comuns a vários produtos e verificar se há disponibilidade nos estoques, para então emitir a lista dos itens faltantes (Martins e Laugeni. 2005, pg. 354).

O MPR I é mais conhecido como o MRP (Material Requirements Plannings) o planejamento das necessidades de materiais decorre da necessidade de atender as necessidades de mercado quanto aos produtos acabados que são realmente entregues ao consumidor.

O MRP II envolve funções de planejamento empresarial, previsão de vendas, planejamento dos recursos produtivos, planejamento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com