TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pobreza e fome no mundo globalizado

Por:   •  11/9/2016  •  Dissertação  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  24.766 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

  A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.

Pobreza: como definir e avaliar

A pobreza pode ser considerada como o não suprimento das necessidades básicas (alimentação, habitação, saúde e educação), fatores necessários para garantir a integridade física e psicológica das pessoas. Contudo, não há um conceito rígido para definir essa condição.

O Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento Humano (Pnud) estabeleceu, no Relatório do Desenvolvimento Humano 1990, que a situação de pobreza atinge as pessoas que vivem com menos de 1,25 dólar por dia. O Banco Mundial considera a faixa de menos de 2 dólares por dia para definir a população pobre e menos de um dólar por dia para definir pobreza extrema. Outro critério é medir a renda dos domicílios. Nessa análise consideram-se

- A linha de pobreza, ou seja, a renda que os moradores de um domicílio precisam obter para satisfazer suas necessidades e ter uma vida digna.

- a linha de indigência, isto é, a renda necessária para custear uma cesta de alimentos que satisfaça um nível mínimo de necessidades energéticas e proteínas para as pessoas sobreviverem.

O mais importante, porém, é detectar a pobreza para diminuí-la e combatê-la em várias regiões do mundo, principalmente nos lugares onde ela é crônica e mais aguda, como em países da África, da América Latina e da Ásia.

Principais indicadores socioeconômicos

-Produto Interno Bruto (PIB). É a soma de bens e serviços produzidos por uma nação no decorrer de um ano. Esse índice não considera rendas eventualmente enviadas para fora do país ou recebidas do exterior, por isso é denominado interno. Ajuda a medir a capacidade de uma nação, quanto maior o PIB, mais rica é a nação.

-Produto Nacional Bruto (PNB). É a soma de bens e serviços produzidos por uma nação no decorrer de um ano. Entretanto, nesse calculo considera-se ainda a renda obtida pelo capital nacional que está no exterior, subtraída do capital que foi enviado para fora do país nesse período (lucros de transnacionais, por exemplo). Como o cálculo leva em conta o capital nacional que está fora do país e não considera a renda do capital internacional, usa-se o qualificativo nacional. Portanto:

PIB + renda recebida do exterior – renda enviada para o exterior  = PNB.

Paridade do Poder Aquisitivo (PPA) ou  Paridade de Poder de Compra (PPC). Constitui-se em um fator de conversão do poder aquisitivo, no qual se verifica quanto em moeda do país é necessário para obter o mesmo que um dólar americano pode comprar nos EUA.

Renda per capita: é o PIB de um país dividido pelo número de seus habitantes. Não configura a realidade porque é uma estimativa média da renda anual de cada habitante, sem levar em conta as desigualdades de distribuição de renda.

Expectativa de vida: É a estimativa do tempo de vida que os habitantes de um país deverão ter. Quanto melhor forem as condições sociais, maior será a expectativa de vida.

Escolaridade: Mede o grau de instrução da população. Quanto mais anos de estudo, melhores são os indicadores sociais do país.

Índice de Gini:  Mede a concentração de renda em certos setores da população de um país.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

O IDH é considerado o indicador socioeconômico mais amplo e mais completo porque leva em consideração três aspectos importantes: a expectativa de vida ou longevidade (saúde), o grau de escolaridade (educação) e a renda per capita (PPC- distribuição de renda).

Índice de Desenvolvimento Humano ajustado à Desigualdade (IDH-D)

Esse índice utiliza os mesmo indicadores usados para medir o IDH: saúde, educação e renda. A diferença é que, nesse caso, considera-se o grau de desigualdade desses indicadores na sociedade para caracterizar melhor a situação de desenvolvimento humano do país ou da região. Quanto mais desigual for o país, maior é a diferença entre o IDH e o IDH-D.

Índice Global da Fome 

O Índice Global da Fome (GHI, pela sua sigla em inglês de Global Hunger Index) é uma ferramenta estatística multidimensional usada para descrever o estado da fome nos países. O GHI mede o progresso e retrocessos na luta global contra a fome. É atualizado uma vez por ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com