TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto desperdicio de energia

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA

PROGRAMA DARCY RIBEIRO-POLO SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO

CENTRO DE CIENCIAS EXATAS NATURAIS E HUMANAS-CECEN

CURSO DE FISICA

AUTORORES - LIND GESSIANA GOMES DA SILVA

ABRAÃO

RENÊ

TEMPERATURA E CALOR

SÃO DOMINGOS DO MARANHÃO

2012

02-OBEJTIVO

COMO EVITAR O DESPERDICIO DE ENERGIA.

 

2.1- OBJETIVO GERAL.

Conscientizar as pessoas que temperatura e calor não são a mesma coisa.

 

2.2-OBJETIVOS ESPECIFÍCOS.

2.2.1Ajudar as pessoas a conhecer e compreender a diferenciar temperatura e calor.

2.2.2 È levar á população  informações e conceitos sobre o uso eficiente da energia elétrica.

03- JUSTIFICATIVA

Esse projeto vai ser trabalhado em forma de feira de ciência, com o intuito de diferenciar temperatura e calor, de mostrar para a sociedade em exposição a diferencia que temperatura e calor não são a mesma coisa como muitos acham.

No dia-a-dia estamos constantemente entrando em contato com objetos ou ambientes onde podemos ter a sensação de quente ou frio, percebendo diferentes temperaturas. E é comum us

  7fkarmos as palavras calor e temperatura sem deixar claro a diferença existente entre as duas. Algumas expressões podem até apresentar as palavras com seus conceitos trocados, como no caso da expressão "como está calor hoje!" onde se usa a palavra calor para expressar a temperatura do ambiente. A partir disso se deduz que as sensações de quente e frio que temos também não são sensações de calor e sim de temperatura. Na verdade, temperatura de um objeto ou meio é a medida de o quanto estão agitados seus átomos e moléculas, enquanto que calor, ou energia térmica, é a quantidade de energia envolvida nessa agitação molecular. A idéia é que para se elevar à temperatura de um objeto até um certo valor é preciso de uma certa quantidade de calor, mas se o objeto tiver o dobro de massa precisará do dobro da quantidade de calor para atingir a mesma temperatura. O experimento consiste em colocar para aquecer dois recipientes iguais, um cheio com água e outro com água pela metade. Sabemos que a água ferve com uma temperatura de aproximadamente 100°C. Neste caso o recipiente com mais água demorará o dobro do tempo para ferver.

04- OBJETO.

Convencer as pessoas a introduzirem novos hábitos de consumo de energia elétrica.

4.1- HIPOTÉSE BÁSICA.

Para desenvolver uma cultura de eficiência no uso de energia elétrica e preciso ajudar as pessoas a entender melhor a questão- seja com informações, que muitas vezes elas não têm,seja contribuindo para mudança das suas atitudes.

4.2- HIPOTESE SECUNDÁRIA

Trabalhar com as pessoas e buscar ajudá-las a compreender as situações de desperdício de energia elétrica, levando-as agir para colocar em pratica medidas que resultem no seu uso de forma mais eficiente.

05- METODOLOGIA.

Esse trabalho será desenvolvido por meios de reuniões, que poderão ser realizadas em diversos lugares com grandes e pequenos grupos e, até mesmo com uma pessoa, poderemos trabalhar com professores e alunos de escolas, em pequenas e médias impressas e nas comunidades, inclusive as mais carentes.

Essas reuniões são chamadas de “Reuniões de Convencimento”. Você pode iniciar a reunião informando que a economia de energia tem ajudado muitas pessoas a reduzir suas dispersas com energia elétrica em residências, prédios e até mesmo países.

Uma das grandes dificuldades encontradas para o convencimento é o fato de que as pessoas acharem que terão de gastar algum dinheiro para iniciar um programa de economia de energia. Isto é mostrar que elas podem começar adotando medidas de economia de custo zero, que são aquelas que não necessitam desembolso de dinheiro.

São medidas simples, que qualquer pessoa pode aplicar em qualquer lugar, em casa na escola, no prédio de trabalho. Por exemplo:

  • Apagar lâmpadas que não estão sendo usada.
  • Desligar os aparelhos elétricos que não estão sendo usados.
  • Aproveitar melhor a luz natural.
  • Evitar abrir a porta da geladeira muitas vezes.
  • Não deixar a porta da geladeira aberta sem necessidade.
  • Usar a água moderadamente e somente quando necessário.

Com isso poderão ter algumas vantagens obtidas por quem economiza e energia elétrica, como:

  1. Reduzir despesas com  a conta de luz,não gastando dinheiro à toa.
  2. Usar o dinheiro que sobrar em outras necessidades;
  3. Aproveitar melhor os recursos disponíveis no mundo.

06 – EMBASAMENTOS TÈORICO

Esse trabalho foi baseado no Manual do Participante, da comunidade de aprendizado de Gestão Energética Municipal, elaborado pela Eletrobrás/Eletronorte. Com o objetivo de oferecer informações teóricas e praticas sobre o uso eficiente de energia elétrica, com esse estudo que vai nos ajudar a adquirir novos conhecimentos para que possa verdadeiramente contribuir para reduzir o desperdício de energia elétrica.

07- CRONOGRAMA

ATIVIDADES

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

Delimitação do tema

X

Leituras iniciais

X

Elaboração e entrega do projeto

X

Revisão Bibliográfica

X

Análise e interpretação de dados

X

X

Conclusão do Projeto

X

Apresentação

X

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com