TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propostas Para Melhorar O Ensino

Pesquisas Acadêmicas: Propostas Para Melhorar O Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

1 - A relação entre escola, aluno e comunidade se interagindo, terá uma importância ímpar no processo educacional, para tanto se faz necessário à busca de estratégias de ação envolvendo essa relação, na qual direção, professores, alunos e pais, assumam compromisso coletivoem prol da aprendizagem. Essa interação entre os envolvidos acontecendo é fato que os resultados serão positivos, uma vez que cada segmento terá certeza de seu papel e sua função nessa perspectiva dodesenvolvimento e da aprendizagem. Podemos também dizer que esta nova realidade, onde as relações entre a família e a escola devem proporcionar um ambiente de respeito mútuo, na confiança e naaceitação de suas peculiaridades, a participação da família pode ser benéfica para a escola por diversos motivos, dentre estes: aproximam os dois mundos, favorece a aprendizagem do jovem e as funções ficammelhores definidas. Ficando a equipe escolar com grande tarefa de mobilizar os alunos para o conhecimento, estimular as interações e as participações, promovendo valores como o respeito e a cooperação através do empenho coletivo, o que requer a adesão de todos os envolvidos com a prática pedagógica.

2 - Cabe ao professor mudar em si a acomodação comum e reconstruir seus instrumentais teóricos e metodológicos para mudar na sociedade as mazelas que a educação pode sanar. Como sujeito de sua própria formação, o professor pode construir uma escola democrática para usufruto social, na qual cada profissional pode crescer enquanto participa de programas de formação continuada e enquanto atua na sua docência. O ambiente escolar, local de excelência do trabalho docente, precisa ser organizado em beneficio de todos os processos educativos, incluindo a formação continuada dos professores. Ao construir e desenvolver um programa de formação continuada, os sujeitos valorizam alguns pressupostos, quais sejam: articulação entre trabalho individual e coletivo; integração de teoria e prática; valorização dos conhecimentos e práticas dos participantes; clareza quanto aos pontos de partida e de chegada. O principal problema é isolar o papel do professor. Como dar menor bônus a um docente do 6º ano que conseguiu elevar o desempenho de alunos com deficiências em 50%, em relação ao professor que, com uma turma já melhor formada, quase nada fez? Mesmo que, ao final do ano, o desempenho da segunda turma ainda seja melhor.

O uso mais intensivo de tecnologia, porém, não é o demagógico conceito de entregar tablets e computadores para crianças sem saber o que fazer com eles, algo que se provou um fracasso no programa Um Computador por Aluno. Escolha do gestor. Tal qual se observa quando os partidos abocanham cargos eminentemente técnicos na esfera federal, o método só traz malefícios quando comparados à eleição direta pela comunidade escolar ou por concurso público, outros métodos empregados com maior valorização da meritocracia. Se a dificuldade em matemática é conhecida, então deveria haver um esforço adicional para que crianças possam aprender de fato a disciplina. O Brasil precisa de engenheiros. Mas tem que começar cedo a tornar os números menos temidos pela criançada. Ensinar o que se pode aprender. Muitos intercambistas brasileiros que vão cursar ensino médio ou mesmo alguma série anterior nos Estados Unidos se surpreendem com o quanto de coisa viram aqui que os norteamericanos nem tinham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com