TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA PROPOSTA DE ENSINO USANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA AO REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO

Por:   •  30/10/2018  •  Artigo  •  3.450 Palavras (14 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 14

UMA PROPOSTA DE ENSINO USANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA AO REAPROVEITAMENTO DE ÓLEO

ANDRESA FRANCISCO DA SILVA

PAULO FERREIRA DE SOUSA (ORIENTADOR)

        Resumo        

A Modelagem Matemática é uma proposta metodológica que tem por objetivo aproximar a realidade dos alunos ao que é ensinado nas aulas de matemática promovendo assim motivação e entusiasmo por parte dos mesmos. Esta pesquisa, realizada com alunos do segundo ano do Ensino Médio, investigou o uso da Modelagem Matemática aliada ao reaproveitamento de óleo para construção e aplicação de conceitos matemáticos. A partir dos resultados obtidos notou-se que o uso dessa proposta metodológica permitiu aos alunos construir seu próprio conhecimento e o conteúdo teve significação aos mesmos, pois foi trabalhado partindo-se de um problema da realidade deles.

Palavras-chave: Ensino/aprendizagem; Modelagem Matemática; Educação Matemática.

A matemática é descoberta humana, surgiu a partir das necessidades do homem. Apesar disso, os alunos apresentam dificuldade nessa disciplina, principalmente em relacionar o que é ensinado em sala de aula a situações do seu cotidiano. Essa dificuldade evidencia um processo de ensino aprendizagem fraco e por vezes falho, a aprendizagem que deveria ocorrer não ocorre. Como despertar a atenção do aluno para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra?

Os alunos têm que descobrir a matemática, afinal ela surgiu para ajudar o homem em tarefas do seu dia a dia e é importante que o aluno compreenda isso na prática. Nesse contexto, a Modelagem Matemática é uma proposta metodológica que vai de encontro a isso uma vez que privilegia o conhecimento prévio do aluno, parte de um problema da realidade do mesmo e possibilita a ele construir seus próprios caminhos para solucionar o problema.

O tema abordado nesse trabalho foi o reaproveitamento do óleo de cozinha utilizado em frituras. Ao escolher esse tema pretendeu-se construir um elo entre um problema da realidade do aluno e a matemática. Anualmente, segundo a Oil World apud Biocoleta, o Brasil produz 9 bilhões de litros de óleos vegetais. 3 bilhões são para consumo e desse total, 200 milhões de litros de óleo usados são descartados de maneira incorreta, indo para rios e lagos, poluindo o meio ambiente. A capacidade de poluição do óleo é muito grande, um litro de óleo pode chegar a poluir 20 mil litros de água, pode ser considerado o maior poluidor de águas doces e salgadas no Brasil.

A preocupação com o desenvolvimento desse tema é também conscientizar os alunos sobre o descarte adequado do óleo. A escola juntamente com os professores deve oferecer aos alunos o contato com temas relevantes socialmente.

O tema escolhida faz parte dos temas transversais propostos pelos PCNs. Para o desenvolvimento crítico e reflexivo do estudante os PCNs (2001) pautam sobre a necessidade de serem abordados no ensino de matemática temas relevantes socialmente que servirão como base para que o aluno compreenda sua realidade, descubra seus direitos e também sua responsabilidade enquanto ser social. Os Temas Transversais não pertencem a uma área do conhecimento específico, propõe-se que sejam trabalhados em forma de projetos aliados a outras disciplinas.

A modelagem Matemática de um tema cotidiano propicia um ensino de matemática mais atrativo aos alunos pois é baseado na realidade e mostra uma matemática prática e útil. Mostra-a como uma disciplina que pode ser utilizada para resolver e compreender problemas do dia a dia e não como uma disciplina fria e chata.

De acordo com Biembengut (2009), O termo modelagem matemática encontra-se já no início do século XX na literatura de Engenharia e Ciências Econômicas. Mas como proposta metodologia para o ensino da matemática ela aparece no cenário internacional na década de 60 e no Brasil no fim da década de 70. Entre os precursores da Modelagem no Brasil destacam-se Ubiratan D’Ambrósio, Aristides Barreto e Rodney Bassanezi.

O termo Modelagem Matemática não apresenta uma definição única. O sentido do termo é apresentado de acordo com a concepção de cada autor. Bassanezi (1999) começa pelo conceito de modelo:

[...] quando procuramos agir/refletir sobre uma porção da realidade, na tentativa de explicar, compreender ou modificá-la, o processo usual é selecionar no sistema, em estudo, argumentos ou parâmetros considerados essenciais, formalizando-os por meio de um processo artificial denominado modelo. (BASSANEZI, 1999, pg.11)

A modelagem matemática pode ser entendida com a representação do mundo real através de modelos matemáticos. O processo percorrido para se chegar a um modelo recebe o nome de Modelagem. É um processo em construção, não se pode dar a ele um caráter definitivo.

Segundo Barbosa (2001) a modelagem é um ambiente de aprendizagem no qual os alunos são convidados a indagar e/ou investigar, por meio da matemática, situações oriundas de outras áreas da realidade.

Skovsmose (2000) defende a ideia de construir ambientes que propiciem aos estudantes investigar, onde os alunos possam formular questões e procurar explicações a fim de resolvê-las. Esses ambientes de aprendizado, segundo Skovsmose (2000) podem ser divididos entre os que fazem referência somente à matemática, relacionados à matemática pura, os que fazem referência a semirrealidade, onde se verifica o uso da contextualização, porém de forma artificial, os problemas são inventados; e os que fazem referência à realidade, nesse ambiente as atividades são baseadas em situações da vida real.

Usar a modelagem como recurso para o ensino seria construir ambientes de aprendizagem que fazem referência direta à realidade do aluno. Pois será baseada em situações da realidade. Ela ocupa-se do desenvolvimento de modelos a partir de temas da realidade, que tenha relevância para os alunos, como, por exemplo, o meio ambiente, que pode ser abordado de forma a desenvolver a consciência nos alunos no que diz respeito ao reaproveitamento, usando para isso a coleta de dados estatísticos e partir disso desenvolver problemas que instigue no aluno a refletir, a interpretar dados, e construir seus próprios caminhos no estudo do tema.

No uso da Modelagem Matemática o professor assume o papel de mediador, onde ele e o aluno são coautores no processo de ensino aprendizagem. Os alunos são instigados a pesquisar, refletir e construir o seu próprio conhecimento.

Os procedimentos para a elaboração do modelo de acordo com Biembengut (2009) é constituído por três etapas e subdividido em seis. O momento inicial, denominado percepção é a etapa onde ocorre a escolha do tema – delimitação do problema - e a pesquisa e coleta de dados. Em um segundo momento é preciso que ocorra a formulação de um modelo matemático e a resolução do problema delimitado na etapa anterior através do modelo construído. A terceira etapa denomina-se significação e nela ocorre a interpretação da solução e a validação do modelo construído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (182 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com