TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NA ÁREA URBANA E RURAL

Por:   •  30/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.517 Palavras (11 Páginas)  •  1.722 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

Não são raras as associações entre urbanização e degradação ambiental, sobretudo

quando se relaciona o crescimento da população urbana à escassez de recursos, poluição e qualidade de vida.

Planejamento urbano e o rural é o processo dedicado ao controle do uso da terra e desenho do ambiente, tendo como objetivo garantir um desenvolvimento ordenado e sustentável.

Pretendo analisar e esclarecer os pontos mais relevantes do planejamento urbano, tais como do que se trata o que ocorre caso haja um mau planejamento ou nenhum planejamento em uma cidade. Concluímos que o planejador urbano tem uma participação de suma importância quando se trata do crescimento e desenvolvimento das cidades.

O trabalho procura destacar as mudanças no consumo do espaço e apontar os desafios para uma urbanização sustentável nas aglomerações urbanas recentes. Trata-se de um investimento na busca de evidências que confirmem as proposições teóricas de uma nova etapa do desenvolvimento da sociedade moderna e os desafios para questão ambiental nos contextos urbanos.

PALAVRAS- CHAVES: Planejamento urbano, Desenvolvimento sustentável, Meio Ambiente, Urbanização, Plano diretor.

INTRODUÇÃO

Problemas na definição do que seja rural e urbano no Brasil surgem a todo o momento. As mudanças que ocorreram no meio rural brasileiro a partir do século XIX, com uma maior diversificação econômica e a formação de espaços multifuncionais, imprimiram ao campo um novo significado.

Até o começo do século XX a sociedade brasileira se configurava como amplamente rural. Em meados de 1970 até os dias de hoje, observou-se uma inversão da distribuição populacional entre as áreas rurais e urbanas. Assim, o esvaziamento das áreas rurais, o crescimento desordenado de grandes cidades e a formação de centros metropolitanos são reflexos evidentes que sinalizam para país o inicio de um novo tempo.

Nesse sentido, o presente trabalho contribui para discussões que envolvem os problemas relacionados às definições do que seja urbano e rural, a partir de uma abordagem que considera os diversos aspectos que apontam a emergência de um governo mais preocupado com as boas condições de vida da população.

O pleno desenvolvimento das funções sociais das cidades sustentáveis abrange a idealização de uma nova realidade urbanística. Para garantir o desenvolvimento sustentável das cidades é preciso atentar para a recuperação ambiental, ou seja, devolver ao ambiente suas características originais, a estabilidade e o equilíbrio no ambiente degradado. A qualidade de vida de toda comunidade depende de regulamentação e normas jurídicas protetoras do meio ambiente.

O instrumento jurídico mais importante para a vida das cidades é o Plano Diretor, pois é dele que se originam todas as diretrizes e normativas para o desenvolvimento sustentável local. Cada município possui características socioeconômicas, geográficas e políticas diferenciadas, embora haja um conteúdo mínimo que deve ser englobado, o Plano de cada Município deve ser elaborado de acordo com suas características específicas, estabelecendo as diretrizes básicas para sua política de desenvolvimento e expansão urbana. Visto que é um tema ainda pouco conhecido por grande parcela da população e que tem seus efeitos gerados no curto, médio e longo prazo.

Portanto, cabe a população de cada município participar das votações que decidirão os nortes a serem seguidos, exercendo dessa forma a cidadania em busca de melhores condições de vida para esta e para as futuras gerações.

DESENVOLVIMENTO

Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.

Qualidade de vida está relacionada ao desenvolvimento humano como um todo. O indivíduo precisa gozar de saúde física e mental, e ir, além disso, pois, ele precisa estar de bem consigo mesmo, ter um convívio social que lhe proporcione prazer, fazer o que gosta e estar com quem gosta, enfim, é estar em equilíbrio. E esse equilíbrio tem a ver diretamente na forma como reage às coisas que acontecem a sua volta. Para mim, somos nós os únicos responsáveis por isso.

Ter qualidade de vida reúne muitos aspectos, somam-se aos já citados, o cuidado com sua saúde, manter hábitos saudáveis, praticar esportes, cuidar bem do corpo, ter um tempo para o lazer, estar em sintonia com o que lhe proporciona prazer e com aquilo que deve fazer é trabalhar onde lhe dá prazer e muitos outros aspectos que acarretam boas conseqüências à vida deste indivíduo.

Manter o bom humor é fundamental, para que a cabeça não se perturbe facilmente com problemas rotineiros, que podem ser resolvidos facilmente. Focar naquilo que vale ser pensado, planejado. Ter um objetivo. Sonhar alto. Querer ganhar mais da vida.

Qualidade de vida está interligada como pequenas partes que compõem um indivíduo, partes que se somam que se mesclam. É, portanto, um termo amplo que concentra as condições que são fornecidas ao indivíduo para viver como ele pretende.

A Organização Mundial da Saúde desenvolveu um questionário para aferir a qualidade de vida, que possui duas versões validadas para o português, o 100 (composto por 100 questões) e o composto por 26 questões.

É composto por seis domínios: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos.

A natureza é o reino da necessidade, de acontecimentos rígidos por seqüências de causa e efeito – conhecido pelas ciências exatas, e naturais. O reino humano é o da práxis, no qual as ações são realizadas racionalmente não por necessidade causal, mas tendo em vista fins ou por finalidade. Na medida em que os fins são estabelecidos pelos próprios seres humanos, são frutos de escolhas e, portanto, a ação por finalidade é uma voluntária livre ou por liberdade (CHAUI, 2005, p. 316)

Podemos afirmar que uma cidade sustentável é aquela cuja coletividade busca ampliar, cada vez mais, sua capacidade de sustentação para suprir as necessidades de sua população e assegurar-lhe o bem-estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com