TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Região Norte

Artigo: Região Norte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  9.863 Palavras (40 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 40

1. INTRODUÇÃO

A Região Norte do Brasil é uma das cinco regiões brasileiras, dotada de um importante ecossistema para o planeta, a Amazônia. Com uma população largamente formada por mestiços, descendentes de indígenas e portugueses, o que traduz essa maravilhosa cultura, um tanto tradicional e também desenvolvida.

Diante disso, nesse trabalho será abordado as características da geografia, do clima, vegetação, economia, cultura, tradição, hábitos e curiosidades de cada um dos sete estados desta região.

2. OBJETIVOS

2.1Objetivo Geral

Conhecer a Região Norte do Brasil em seus aspectos geográficos, econômicos, Culturais e Culinários.

2.2 Objetivos Específicos

• Identificar a bandeira, estados e relatar brevemente a Geografia destes locais, abrangendo localização, clima, vegetação, moeda e situação econômica ;

• Pesquisar a cultura do local, considerando as influências recebidas e influências transferidas;

• Pesquisar animais criados e principais alimentos cultivados;

• Explorar a cultura culinária, compreendendo suas tradições, festas hábitos e curiosidades.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 REGIÃO NORTE

3.1.1 Localização Geográfica

A Região Norte é uma das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. Possui uma área de 3.869.637 km², sendo a maior do país em extensão territorial, superior à área da Índia e pouco inferior à União Europeia.

A área territorial da região corresponde a 42,27% do território brasileiro. Nesta, estão situados os dois maiores estados do Brasil em superfície, Amazonas e Pará, respectivamente, além de estarem também localizados os dez maiores municípios do Brasil em área territorial, sendo quatro no estado do Pará, e seis no estado do Amazonas. Porto Velho, a capital com maior área territorial no país, também localiza-se na região.

A Região é formada por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, suas maiores e principais cidades são Manaus, Belém e Porto Velho. Está localizada na região geoeconômica da Amazônia, entre o Maciço das Guianas (ao norte), o planalto Central (ao sul), a Cordilheira dos Andes (a oeste) e o oceano Atlântico (a nordeste).

3.1.2 População

De acordo com o IBGE, era de 16,3 milhões de habitantes em 2012, equivalente à população do Chile, e seu IDH médio, próximo ao da Venezuela. Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem o segundo menor IDH (em 2005) e o menor PIB (em 2010).

3.1.3 Clima

Na região predomina o clima equatorial com exceção do norte do Pará, do sul do Amazonas e de Rondônia onde o clima é tropical.

3.1.4 Vegetação e Relevo

Na Região Norte está localizado um importante ecossistema para o planeta: a Floresta Amazônica. Além da Amazônia, a região apresenta uma pequena faixa de mangue (no litoral do Amapá e Pará) e alguns pontos de Cerrado (extremo Sul do Amazonas, Pará, Tocantins e Rondônia), e também alguns pontos de matas galerias.

Na Região Norte, a latitude e o relevo explicam a temperatura; a temperatura e os ventos explicam a umidade e o volume dos rios; e o clima e a umidade, somados, são responsáveis pela existência da mais extensa, variada e densa floresta do planeta, ou seja, a Floresta Amazônica ou Hileia.

3.1.5 Moeda

Real brasileiro

3.1.6 Economia Atual

Baseada no extrativismo vegetal e na agricultura. Pecuária bufalina em Roraima e na Ilha de Marajó. No setor industrial destaca-se o Polo Industrial de Manaus, na cidade de Manaus-AM. Nesta região há grande produção de eletrônicos, relógios, eletrodomésticos e suprimentos de informática.

Em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) da Região Norte representava 5,3% do PIB nacional. Com um crescimento em volume do PIB de 14,2% e 74,2%, respectivamente, o Tocantins foi o estado que apresentou o maior crescimento em volume. Entretanto, as maiores contribuições econômicas da Região em 2010 continuaram a vir dos estados do Pará, Amazonas e Rondônia. No Pará, destacou-se a recuperação internacional do preço do minério de ferro, que representa um grande peso na economia do estado. O Amazonas apresentou uma grande recuperação da indústria de transformação, seriamente abalada pela crise econômica de 2008. Rondônia, por sua vez, obteve o maior ganho de participação na atividade agropecuária dentre todos os estados entre 2002 e 2010.

Além disso, em âmbito nacional, Amazonas e Rondônia subiram uma posição na Lista de estados brasileiros classificados por PIB. O Amazonas passou de 15º para 14º estado mais rico do país em 2010, ultrapassando o Mato Grosso, que caiu uma posição no referido ano. Rondônia deixou a 23ª posição e passou a ocupar a 22ª, desbancando o Piauí, que também caiu uma posição entre os estados.[14]

Dos sete estados da região, apenas Pará e Amazonas integram o chamado "Grupo Econômico Intermediário", formado por nove estados brasileiros que representam entre 2,6% e 1,2% da economia brasileira. Além do Pará e Amazonas, que representam 2,1% e 1,6%, respectivamente, da economia do país, fazem parte deste grupo os estados de Goiás, Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Maranhão e Mato Grosso do Sul. Os demais estados da região representam menos de 1% da economia brasileira. Por ordem, seguem-se os estados de Rondônia (0,6% da economia nacional), Tocantins (0,5%), Acre (0,2%), Amapá (0,2%) e Roraima (0,2%).

3.1.7 Usinas Hidrelétricas

Bolbinas, Samuel, Santarém, Tucuruí e São Félix. QUAIS ESTADOS

3.1.8 Principais Alimentos Cultivados

Com clima predominantemente equatorial, com exceção do norte do Pará, do sul do Amazonas e de Rondônia, a agricultura é baseada em plantações de soja.

Outras culturas comuns na região são o arroz, o guaraná, a mandioca,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com