TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato de Experiência I - Estágio Supervisionado III

Por:   •  20/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - CAMPUS NOVA VENÉCIA

COORDENADORIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

 

 

 

LEANDRO SANTOS DE FRANÇA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                      ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: RELATO DE EXPERIÊNCIA II

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOVA VENÉCIA, ES.

2018

 

LEANDRO SANTOS DE FRANÇA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                  ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: RELATO DE EXPERIÊNCIA II

 

 

Relato de Experiência apresentado à Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Espírito Santo campus Nova Venécia, como requisito de avaliação do componente curricular Estágio Supervisionado III. 

 

Orientador: Profº. Júlio de Souza Santos  

Supervisor: Prof º(a). Andressa Colombo Barbosa 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NOVA VENÉCIA, ES.

 2018

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: RELATO DE EXPERÊNCIA VIVENCIADA NO IFES/ESCOLA

Leandro Santos de França

Graduando em Geografia pelo IFES “Campus Nova Venécia”

Graduando em Administração de Recursos Humanos “Estácio de Sá”

Integrante do Colegiado como Representante Discente da Licenciatura em Geografia IFES NV

E-mail: rdifesnv@gmail.com

Introdução

O presente relato tem como objetivo relatar as observações e as práticas decorrentes do estágio supervisionado III, durante o período de 26 de março até 15 de abril de 2018, na continuidade do relato I, no (Espaço-Tempo IFES e Espaço-Tempo Escola).

Conforme relato de experiência I, estou vivenciando as experiências de observação e prática do Ensino Fundamental II na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Américo Silvares” com a professora Andressa Colombo Barbosa, e na teoria com o professor Júlio de Souza Santos nas aulas de Estágio no Instituto Federal do Espírito Santo “Campus Nova Venécia”. Logo o estágio possibilita aos futuros professores a compreensão das ações praticadas dentro da instituição, podendo assim ver a teoria na prática. Segundo Paulo Freire (1996)

[...] “a teoria sem a prática vira ‘verbalismo’, assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificada da realidade.”

        Paulo Freire

Segundo Pimenta e Lima (2004), o estágio tornou-se eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia, já que é em sala de aula que cada profissional se descobre como educador, levando em consideração o fato de não existirem fórmulas prontas para tal processo.

Resultados e Discussões

Em 26 de abril de 2018, tivemos o nosso sexto encontro no (Espaço-Tempo IFES), segundo o cronograma estava programado a entrega do primeiro relato de experiência, juntamente com a resenha crítica dos textos 03 “Por que Ensinar e aprender Geografia” e “O que Significa ensinar Geografia” de Celso Antunes. Portanto a entrega do relato o professor Júlio de Souza Santos, remarcou para o dia 02 de abril de 2018, por solicitação da turma. Ainda nesta aula do dia 26 de abril foi realizada a finalização da leitura e discussão sobre o texto da entrevista de “Antonio Nóvoa” sobre a formação do professor, a sala em círculo terminando com a discussão e exibição de vídeos sobre a “Base Nacional Comum”.

Na aula seguinte foi feita a exposição dialógica e finalização da discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em articulação com reflexões sobre a importância de valorização das experiências e práticas desenvolvidas nos diversos espaços educativos; que tem levantado muitas críticas com essas mudanças que o MEC tem exposto para Educação.

Segundo o MEC as Escolas têm até 2020 para ser adequarem à atualização do currículo.

Conforme combinado na aula anterior a turma entregou o Relato de Experiência I do dia 5 de fevereiro até vinte e cinco de março, e o professor Júlio informou que os discentes que estão com pendências de documentação precisam regularizar para melhor qualidade do andamento do estágio, informou também que a agenda de solicitação de docência será do dia 10 de abril até 16 de maio, ressaltando que o plano de aula deverá ser enviado com uma semana de antecedência. O professor  solicitou a turma uma resenha crítica do texto 04 “Geografia escolar como procedimentos de ensino de uma perspectiva socioconstrutivista” de Lana de Souza Cavalcanti, com a seguinte data de entrega 23 de abril de 2018.

No segundo momento da aula em minha opinião foi muito produtivo, o professor organizou dois grupos, para que cada discente expusesse as experiências do estágio supervisionado vivenciada, foi muito válido essa troca de experiência com os meus colegas, por que cada escola vivencia sua realidade, não adianta ficarmos sempre na teoria ser não houver essa troca, por que precisamos refletir a realidade da educação no dia-a-dia, cada grupo foi formado por um coordenador que controlava o tempo pare que todos falassem e um relator que registrava cada contribuição dos colegas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (303 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com