TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado III

Por:   •  10/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.814 Palavras (16 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

2014

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – ENSINO FUNDAMENTAL

2014


 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        03

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        04

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        04

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        05

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        05

3.2 A Rotina.................        05

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                07

4.2 Dados Gerais do Projeto        07

4.3 Referencial Teórico        08

4.4 Planos de Aula da Intervenção        08

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        12

MOSTRA DE ESTÁGIO        12

REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

O estágio tem como objetivo complementar à formação acadêmica possibilitando o conforto entre a teoria e a prática. Cuja finalidade é relatar os fatos ocorridos durante a prática do estágio.

A realização do estágio foi na Escola Municipal Luiz José da Silveira, na turma do ensino fundamental, juntamente com a professora Gardênia Silveira.

Este relatório esta organizado de forma a apresentar todos os processos realizados no estágio desde a observação, a elaboração do projeto até a prática de ensino e as consepções visualizadas.

O presente estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental teve como objetivos aprimorar a prática em sala de aula propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo surpevisores, estudantes e campo de estágio.

O tema escolhido para o Projeto de Intervenção Alfabetização e Letramento.

Levando em consideração as análises de Magda Becker Soares sobre letramento e alfabetização, essa diz que: “Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstâncias” (Soares 2004).

Assim, é possível considerar que letrar é direcionar, conduzir a criança ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita, é inseri-la ao campo das letras em seu sentido e contexto social, é fazer com que a criança tome gosto pelo hábito de ler, e a alfabetização compreende a decodificação e assimilação dos signos linguísticos; alfabetizar está em inserir a criança para a prática da leitura, ou seja, fazer com que se aprenda a ler, mas isso não implica em criar hábito da leitura, pois sabemos que há sujeitos alfabetizados que necessariamente não tomam gosto pelo hábito de ler, ou não lêem com frequência, dizemos portanto que não basta alfabetizar a criança, é preciso letrá-la ou conduzi-la aos diversos tipos de expressões textuais, é capacitar a criança a criar relações com práticas de leitura e escrita, é compreender e questionar, sobretudo fazer a chamada leitura do mundo a partir de suas práticas sociais.

DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

O termo docência relaciona-se à arte de ensinar, instruir, seu trabalho insereno processo social onde envolve o professor, aluno, conhecimento, recursos, etc,. Durante algum tempo alguns téoricos abordaram e criticaram a escola e o trabalho docente, segundo Comênio (DAMIS, 2004, p. 144) “Educar é providenciar para que os espiritos dos jovens sejam preservados dos corruptelas”, para ele o ensino era considerado uma arte.

No contexto escolar o docênte tem que se planejar, pois torna o trabalho organizado e alcança as suas etapas, o planejamento escolar identifica os objetivos que pretende atingir, indica os conteúdos a serem desenvolvidos, seleciona os procedimentos que utilizará e prevê quais instrumentos que empregará para avaliar os alunos.

Durante sua pratica pedagogica, o professor adquire saberes que são essenciais para sua dormação docente, segundo Tardt (2002, p.36), “Os saberes docentes são plurais nos quais se dividem em saberes profissionais, disciplinares, curriculares e expreriências”, é plural em função da diversidade de saberes dos quais se originam, é heterogêneo na medida que reúne saberes de várias naturezas distintas.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Estágio realizado na Escola Municipal Guilhermina Mendes Silveira, em Mato Verde.

 

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

A formação do professor é um processo que transpõe os limites das salas de aula das universidades, ela não é composta apenas do arcabouço teórico adquirido durante a graduação, mas fazem parte desse processo todas as experiências e práticas vivenciadas pelo profissional durante a sua prática docente. Deste modo, tanto o aprender a profissão docente quanto dar continuidade a mesma faz parte do cotidiano do professor. É dessa forma que o profissional conseguirá sempre fazer a ligação entre teoria e prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com