TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório "Uma Nova Globalização" - Milton Santos

Monografias: Relatório "Uma Nova Globalização" - Milton Santos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  3.491 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Juiz de Fora

Geografia Agrária

Professor: Leonardo Carneiro

Aluna: Isabela Barros Ribeiro

Relatório sobre o documentário “Por uma nova globalização” – Milton Santos:

Neste documentário, Milton Santos propõe uma análise da globalização, a partir de um ponto de vista contrário do que nos é habitualmente apresentando, como um processo positivo que permite as pessoas o aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política. Mas como um processo de exclusão e de desigualdade. A principal critica de Milton é: quais indivíduos de fato esta atual globalização beneficia? E se é possível dar novos rumos a atual história social no período da globalização?

Para Milton, a globalização privilegia sempre os mais fortes em detrimento dos mais fracos e a informação e o dinheiro são pontos categóricos da perversidade. A informação é usada por alguns para interesses próprios, com o objetivo de manipular e convencer a população global de seus interesses. Para Santos esta informação é uma tentativa de nos manipular e convencer dos atos perversos mascarados por uma cordialidade do mercado.

Ele coloca o dinheiro como o centro de todas as ações. E, desta forma, o homem perde importantes valores de humanidade, por exemplo, a compaixão e a solidariedade. Atualmente, o outro é visto como um inimigo a ser vencido, um obstáculo, um concorrente. E paralelo a isso, aumenta a cada dia o desemprego, a pobreza, a fome, a infelicidade e o egoísmo das pessoas.

Milton Santos nos incita a pensar numa nova globalização. Uma globalização realmente integradora e que sirva de ferramenta para a construção de um mundo melhor e mais justo, onde não sejam visados apenas os lucros, a produção, o capital. Mas que as pessoas se desenvolvam humanamente e aprendam a pensar, questionar e fazer aquilo que as deixam feliz, não apenas para receber salários, ou ter uma posição social, mas para viver e estar no mundo de uma maneira mais consciente e feliz.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. 19ª Ed; Rio de Janeiro: Record, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com