TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Filme Galápagos Episódio

Por:   •  19/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DISCIPLINA: BIOGEOGRAFIA

PROFESSORA: BARTIRA ARAÚJO DA SILVA VIANA

DISCENTE: JOÃO PEDRO DA SILVA DANTAS

RELATÓRIO DO FILME: GALÁPAGOS – PARTE 1

Um arquipélago isolado no oceano Pacífico que abriga uma variedade de paisagens, desde as mais hostis e desertas até ricas em vida e biodiversidade. As ilhas Galápagos está a uma distância de 960 km da América do Sul, na faixa do equador.

Fragmentada em 30 ilhas principais, existem mais de 100 ilhas menores, rochedos e penhascos. Cada ilha tem sua particularidade, algumas cobertas de vegetação densa e uma rica fauna, outras, desertas e com intensa atividade vulcânica. A gênese de todas essas ilhas está relacionada ao manto da Terra, pois todas elas foram formadas pela expulsão que ascendeu até a crosta oceânica. As bolhas que se formam na profundeza do mar de Galápagos é mostrada no filme, evidenciando a natureza dessas ilhas e a interação entre o manto muito aquecido e o fundo oceânico.

Galápagos são um dos lugares mais vulcânicos da Terra. As crateras têm estado ativas por milhões de anos, criando ilha após ilha. A posição geográfica é o que tem de especial nestas ilhas. Elas emergem no cruzamento de quatro correntes oceânicas principais, cortando todos os ângulos do Pacífico. Essa interação criou uma variedade de espécies e vegetação marinha de todos os tipos. Algumas espécies como o Pinguim da Antártica e o Leão-Marinho — seu ancestral é o Leao-Marinho da California — são facilmente encontrados mergulhando nessas águas geladas da faixa equatorial.

Avançando no documentário, é apresentada a ilha de Fernandina, a mais rochosa  e mais ativa vulcanicamente do arquipélago. Nesta ilha encontra-se o vulcão Sierra Negra, sua borda atinge 800 metros de profundidade e quase 6,4 quilômetros de diâmetro. Apesar  da ilha ser uma grande “cicatriz de lava” e escassa disponibilidade vegetal, na costa litorânea é fácil encontrar um morador dessa ilha: são os dragões-de-galápagos, uma espécie de iguana que só é encontrada nessa ilha. As iguanas de sangue frio tiveram que se adaptar ao ambiente da ilha com escassa disponibilidade de alimentos e desenvolveram uma habilidade que seus ancestrais ao chegarem à ilha não tinham: o mergulho nas águas frias de Galápagos. Esses incríveis nadadores conseguem alcançar até 4 metros de profundidade em um único fôlego em busca de comida, melhor dizendo, algas marinhas que nascem próximos à costa.

A ilha de Fernandina é a mais jovem de Galápagos, surgiu sob as ondas há 30 mil anos. Localizada a oeste do arquipélago ao largo da cadeia vulcânica. As outras ilhas estão espalhadas por centenas de quilômetros, à leste e todas elas nasceram da mesma cadeia vulcânica. A razão disso está no deslocamento em direção à sudeste de quase 50 cm por ano sobre uma grande placa tectônica que desliza sobre a camada vulcânica. As ilhas são formadas por rochas resfriadas e solidificadas resultado do derrame de lava de sucessivas erupções de material rochoso derretido que ascendeu do manto, formando camadas emergindo até a superfície, dando forma e tamanho à área da ilha.

O deslocamento das ilhas mostram o estágio no tempo em que elas se encontram. Aquelas direcionadas mais à leste são as mais antigas, enquanto as posicionadas mais à oeste são as mais novas, formando assim uma esteira no tempo em que há um ciclo natural de início, meio e fim. As ilhas mais novas têm como característica atividade vulcânica e quase nenhuma forma de vida vegetal, já as mais estabelecidas no tempo costumam apresentar uma rica atividade biológica, flora e fauna desenvolvidas além de quase nenhum processo vulcânico ativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com