TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Que é Cidade

Artigos Científicos: Resenha O Que é Cidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  3.801 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

1º PERÍODO - NOITE

DISCIPLINA: ESTUDO SÓCIO ECONÔMICO AMBIENTAL

PROFESSOR: THIAGO

RESENHA DO LIVRO “O QUE É CIDADE”

VAGNER LARA MACEDO

RA: 7478685417

NITERÓI

2013

Resenha sobre o Livro “O que é a cidade de Raquel Rolnik, Editora Brasiliense.”

É uma obra que trata do nascimento das cidades e suas mutações ao longo do períodos da história.

De uma forma critica, e com uma linguagem bem atual, a autora mostra o porquê e como ocorreram estas mudanças.

Ela busca as bases primordiais ao surgimento destas cidades, a construção de reinos e suas muralhas para delinear e dividir as classes, ao exemplo do enorme império romano e suas características de organização e centralização, e planejamento das cidades. A criação dos mercados atraindo pessoas para seu entorno.

Transformando a terra em moeda, comercializando-a, criando classes (burgueses com grandes áreas, e trabalhadores dividindo pequenas porções de terras).

E como elas se estruturaram, criando um forte intercambio com o campo (peça fundamental para urbanização, da onde vem a matéria prima) a necessidade de estocar grandes quantidades de alimentos. O crescimento da industrialização tornado o trabalho que antes era feito pelos artesãos e era passado de geração em geração, pode ser dividido e produzido em massa sem necessidade de que todos saibam tudo, mais saibam somente o necessário para realizar aquela etapa especifica, criando assim as linhas de produção.

A revolução industrial e desejo de uma nova vida nos grandes centros provocou um grande deslocamento do homem do campo para a cidade. Necessitando assim ter o controle destas cidades em plena expansão, nascendo a politica urbana (cidade escrita) com regras sinais a serem obedecidos por todos.

Mostra a divisão das classes, como mesmo nas cidades onde todos vivem, pode haver muros invisíveis (bairros de classes nobre e classe trabalhadora). A hierarquia dentro das industrias e comércio.

A centralização descentralizada, onde antes quem detinha o poder centralizava tudo ao seu redor, hoje pode concentrar através da tecnologia inúmeros setores mesmos que distantes fisicamente.

A visão da autora compartilhada com a minha, mostra de uma forma resumida como a cidade foi e é elaborada para favorecer aos detentores do poder, a politica voltada a favorecer certas classes.

O poder publico ausente em determinadas regiões e totalmente atuante em outras.

E como tudo isso influenciou e influencia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com