TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre a Evolução do Homem

Por:   •  1/6/2023  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS[pic 1]

ESCOLA NORMAL SUPERIOR

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

DISCIPLINA: Teorias e Métodos da Geografia

NOME: Eduarda Almeida/ Wanderson Silva

A evolução do homem e a ciência

O ponto chave do filme demonstra a relação das descobertas científicas no decorrer dos séculos, e aborda desde da origem do pensamento humano, como foi mudando através da história. Onde o homem vivia no planeta buscando sobrevivência, e também buscava explicações para os fenômenos que os cercava. Dessa maneira, sempre encontravam de que tudo era sobrenatural, desenvolvendo crenças religiosas. Ao mesmo tempo, surgia outra maneira de pensar, o pensamento que questionava que para tudo existia uma explicação, a ciência. Que é uma atividade do homem, a qual procura entender a natureza e o universo.

O autor deixa claro que o homem é a única espécie que procura entender o universo. E que essa curiosidade, fez com que houvesse um grande salto da evolução da ciência até os dias de hoje. A humanidade tem mais chances de sobrevivência com essa evolução, onde constantemente há descobertas de novas tecnologias e avanços culturais. Que começou com os filósofos, que davam valor ao uso da lógica, da razão e a importância da observação. Com isso foram os primeiros a formar uma base humanista. E com toda essa evolução na forma de pensar que atingiu todas as áreas do homem, os artesões também tiveram um grande papel para o crescimento cultural.

A disseminação do cristianismo na sociedade, trouxe de volta a crença, e que tudo teria uma causa divina e tudo proveria de Deus. A partir de então a igreja detém total controle em muitos lugares, e perseguiam aquele eram contra os dogmas da Igreja. A Igreja em uma grande jogada deu a cura ao Imperador Constantino que estava com lepra e não tinha a cura, quando ele ficou curado tornou o cristianismo a religião oficial, então a igreja começou a repressão, pois não queria perder seu poder. Muitas pessoas ditas por hereges oi feiticeiros pela igreja, passaram por o tribunal da aquisição, onde foram julgados. Nesse período houveram muitas guerras causadas pela invasão os bárbaros e por motivos religiosos, a fome e as doenças tomaram conta dessa era de trevas.

Com todas as evoluções que ocorreram ao longo da história, a ciência foi o marco que mais afetou o homem, onde mudou desde a forma de pensar, até na qualidade de vida. E muitas lutas e mortes que se passaram ao longo a humanidade, foram de grande contribuição para se chegar ao momento da atualidade. A inquietude o homem, fez com que a ciência avançasse, trazendo grande contribuições para a vida moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com