TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - O homem que mudou o jogo

Por:   •  30/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Avaliativa de Marketing II

Discente: Adline Gonçalves Lima

Matrícula: 20172001029

Docente: Ivana Carneiro Almeida

Resenha do filme “O homem que mudou o jogo”

        O filme “O homem que mudou o jogo” narra a história de superação do time de baseball Oakland Athletics. Billy, gerente geral da equipe se encontrava extremamente insatisfeito com os resultados do time, pois o mesmo passava por uma fase de muitas derrotas. Um dos principais fatores que contribuíram para que isso acontecesse foi a saída dos melhores jogadores para ingressar em times ricos. O time Oakland Athletics era pequeno e não possuía condições para competir com os times maiores, constantemente retornava ao mesmo dilema: Perder os melhores jogadores por não conseguir superar as ofertas salariais feitas pelos times rivais.

        Billy conhece Peter, um novato, economista e analista de computadores. Peter impressiona Billy ao dizer que os times não precisam de estrelas para vencer e que não compensa pagar salários tão altos aos “grandes jogadores”, visto que na prática os resultados obtidos não compensam o alto investimento. Peter ajuda Billy a desenvolver uma nova visão sobre o esporte, algo racional e baseado em dados estatísticos. A partir disso, Peter faz um estudo aprofundado de vários jogadores a fim de montar a equipe ideal, composta por jogadores que possuem um potencial não reconhecido pela maioria dos times. Desta forma, eles conseguem comprar e trocar jogadores por um valor que cabe no orçamento do time. No filme são abordadas várias questões relevantes, como por exemplo a importância de fazer um excelente levantamento de dados, realizar um planejamento racional, estabelecer metas e realizar compras com o melhor custo beneficio.

        Billy começa a colocar em prática o plano desenvolvido. No início foi muito difícil, todos criticavam e afirmavam que Billy estava afundando o time de uma vez por todas. Billy sabia que fazia parte do processo e que para que os resultados começassem a aparecer era só questão de tempo. E foi exatamente isso que aconteceu, o time passa a vencer vários jogos de forma consecutiva, algo que nunca aconteceu na história do baseball. O time vence vinte jogos consecutivos, vai para a grande final, porém não alcança o título. Billy ficou triste por não ter alcançado o grande sonho, não se tratava apenas de vencer um campeonato, mas de realizar uma revolução no conceito de baseball.  Billy recebe a proposta de gerenciar um time muito rico, porém nega e segue firme na missão de fazer o time Oakland Athletics um grande campeão. Dois anos se passam e o time finalmente ganha o primeiro campeonato mundial.

         O filme nos mostra uma lição valiosa sobre a perseverança. Quando se tem confiança no planejamento realizado e convicção de onde se quer chegar o caminho se torna mais claro. O time não possuía grandes recursos financeiros, mas a partir da criatividade e inovação conseguiu alcançar o sucesso.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com