TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residuos Solidos

Pesquisas Acadêmicas: Residuos Solidos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  207 Visualizações

O crescimento dos centros urbanos, tem gerado um aumento acentuado de resíduos sólidos e sua concentração extrema devido à urbanização diminuem as chances de assimilação dos resíduos pelo meio ambiente. As características físicas dos resíduos podem ser associadas a vários impactos negativos no meio físico como alteração da paisagem pela poluição visual, a liberação de maus odores ou substâncias químicas voláteis pela decomposição dos resíduos, que chega a demorar décadas e até séculos para se decomporem. Existem, ainda, materiais de leves que podem ser dispersos pela ação do vento ou serem liberados juntos com gases tóxicos quando os resíduos são queimados, por exemplo, para facilitar a catação de materiais recicláveis.

Outro problema comum em áreas urbanas, carentes e com topografia acidentada, é o lançamento dos resíduos em encostas aumentando o risco de deslizamentos do solo destas áreas. Por sua vez, as características químicas são associadas aos impactos, como poluição ou contaminação química por substâncias perigosas presentes nos resíduos, carreadas pela infiltração de e contamina os lençóis freáticos da região.

O intuito deste artigo, é tratar de ações sobre os impactos ocasionados pela destinação indevida de resíduos sólidos ao meio ambiente e a saúde da população, fato este que ocorre na maioria dos municípios em todo Brasil (Abrelpe 2013).

...