TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro ABC do Desenvolvimento

Por:   •  3/5/2017  •  Resenha  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  4.761 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ 

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO 

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA 

RESUMO DO LIVRO: ABC DO DESENVOLVIMENTO URBANO

Marcelo Lopes de Souza, 2011.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

                     Discente: Warley Nogueira Pereira

RESUMO DO LIVRO: ABC DO DESENVOLVIMENTO URBANO

Marcelo Lopes de Souza

Trabalho referente a primeira avaliação da disciplina Geografia Urbana, 7º semestre, dirigida pelo professor Willame Ribeiro.

Marcelo Lopes de Souza, inicia sua obra com uma breve discução sobre as cidades e os problemas acarretados a partir de um desenvolvimento e crescimento de sua malha urbana, e uma possivel superação.

Joga ao ar uma reflexição inicial sobre a respostas dos problemas nas cidades, e sobre a sua possivel e mais corriqueira resposta, que seria: “ O problema é a falta de planejamento ”, ou então que a culpa desses problemas é a população que cresce de forma acelerada em áreas peliféricas/favelas,  e que a solução seria dizimar essas áreas. Medida que o autor julga ser pejorativa e preconceituosa, de carater lamentavel e equivocado, e vem propor que um começo de uma possivel solução para isso tudo, e inserir de vez o cidadão nesse assunto, onde cada qual sabe os motivos, causas e conseguencias desses problemas urbanos, e que se possa abrir uma discução para de fato o cidadão expor o seu querer e cumprir o seu papel.

Nos capítulos 1, 2 e 3, Souza traça uma discução sobre o que seria cidade de fato, quando surgiram as primeiras cidades, e por fim a transição das cidade individual para a rede urbana, em outras palavras ele começa por um trçado existencial do que é cidade, depois faz um panhado historico e processual de formaçao, e em siguida uma discução econõmica, a ideia de cidade capitalista e articulada dos dias atuais.

A cidade é primordialmente e essencialmente,  um local de mercado, apesar de nem todo local de mercado ser uma cidade, toda cidade é um local de mercado onde se dá um intercâmbio regular de mercadorias. Sendo assim um dos motivos de ser considerada também uma localidade central.

No segundo caputilo, trás um apanhado histórico elaborado, onde as primeiras cidades aparecem a partir das revoluções agrículas, onde a agricultura passa a ser o processo para que o homem se apropria a fim de fazer para qua a natureza prospere em prol de sua subsistência. Já no terceiro capítulo, a enfase que o autor dar para a ideia de ligação em rede é extremamente importante, pois é o ponto chave para se entender a cidade na atualidade, a qual exerce papel de imã de infraestruturas e tambem de ponto irradiador de serviçoes e informações, o autor vem colocar tambem “ a centralidade de uma cidade,, já se viu, é função, a cima de tudo, de sua capacidade de ofertar bens e serviços para outros centros urbanos, estabelecendo, desse modo, uma área de influência.”

Os próximos, capitulos de numero 4, 5 e 6, são de cunho estrutural, histórico e conceitual, respectivamente, onde se é indicada a questão das CBD’s (Central Business district), onde  seria as áreas centrais de cunho financeiro e comercial, e por sua vez ditaria os locais ao seu arredor, como áreas onde a especulação imobiliária se propaga com maior força, a partir daí comeca uma chamada segregação forçada, imposta, ao se contruir conjuntos habitacionais bem distante desses centros finaceiros.

No sexto, ao propor analisar o que se entende por desenvolvimento uirbano, chega a conclusão que seria a junção do desenvolvimento econômico – crescimento econômico e mordenização tecnológica - e o desenvolvimentro socio-espacial na e da cidade.

Os capítulos 8, 9 e 10 do livro "ABC do Desenvolvimento Urbano", do Marcelo Lopes de Souza. São eles, respectivamente: "Reforma Urbana: conceitos, protagonistas e história", "Os Instrumentos da Reforma Urbana" e "Os obstáculos e o alcance da Reforma Urbana".

A Reforma Urbana, diferente da reforma urbanística, é uma reforma social estrutural que busca melhorar a qualidade de vida da população e elevar o nível de justiça social nas cidades. Com o objetivo primordial de promover um desenvolvimento urbano autêntico, ela também pretende reduzir a especulação imobiliária e diminuir o nível de disparidade sócio-econômico-espacial intra-urbana, além de democratizar ao máximo o planejamento e a gestão do espaço urbano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (411 Kb)   docx (425 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com