TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre filosofia da educação

Por:   •  7/9/2022  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

ESCOLA NORMAL SUPERIOR / ENS

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE DE PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CRITICO FILOSÓFICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA A APRENDIZAGEM HUMANA.

MANAUS/ AM

2022

DAYANA CÂNDIDO

EDUARDA ALMEIDA

LUCAS PINHEIRO

RUAN CARLOS SANTOS

WANDERSON SILVA

WILLYS DE VASCONCELOS

A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE DE PENSAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CRITICO FILOSÓFICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA A APRENDIZAGEM HUMANA.

         

[pic 1]

MANAUS/ AM

2022

A partir do princípio de que, a filosofia nasce para dá conta da perplexidade humana, e desenvolver uma visão critica sobre respostas que não se restringem em crença e autoridade. Em poucas palavras a filosofia se diz a respeito da sabedoria, a alguém que tem muitos conhecimentos.

Nos dias atuais a filosofia em si coloca os seres humanos a se tornarem verdadeiros atuantes em suas participações, como alguém que tenha escolhas, que tenha o senso crítico participativo e aguçado, para se tornarem pessoas conscientes e formadoras de opinião no presente e futuro.

Para o desenvolvimento de pensamento crítico, à uma construção de saberes; do saber científico, ao saber filosófico. Onde o conhecimento cientifico busca compreender as informações e os fatos que são comprovados por meio da ciência; já o conhecimento filosófico nasce a partir de reflexões que os seres humanos fazem sobre questões subjetivas.

Para Aristóteles “os homens filosofaram para se libertarem da ignorância, é evidente que buscavam o conhecimento unicamente do saber e não por alguma utilidade.” (Aristóteles, apud Nery, Metafisica, 2019).

A inquietude de compreender o significado essencial das coisas, fez a criatura humana encontrar possibilidades que sejam capazes de melhorar a vida. A busca por esse conhecimento fez com que o indivíduo, se tornasse mais crítico, com o ponto chave de percepções que alargaram a concepção do que é possível, e enriqueceram pensamentos e diminuíram arrogância dogmáticas.

Atualmente com a internet, principalmente pelas redes sociais, vemos a importância sobre o desenvolvimento do pensamento crítico, para não se deixar “levar” por opiniões cheias de autoridades e dogmas. Uma diversidade de pensamentos, do que se acredita, críticas e questionamentos, que muitas vezes levam a pessoas a sofrerem bullying, e encontrar opiniões fortemente carregadas de preconceitos e ódio. Podendo um pensamento ganhar novos seguidores, criar novos questionamentos e para os que menos entendem criar novas barreiras.

 Quando se exercita o poder de pensar, está se elaborando uma forma de reflexão, pois pensar é um ato espontâneo da consciência humana. A forma de pensar não é construída sobre métodos intransigentes e veloz, e sim por percepções e preceitos. E não se vale somente a lógica, seja formal ou informal, mas também noções mentais mais vastas como por meio de vivencia, reflexão, argumentação e nitidez, toda forma de pensar deve estar ligada a duvidas permanentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com