TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ribeirão Dos Meninos

Exames: Ribeirão Dos Meninos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  1.085 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

O ribeirão dos Meninos tem parte de sua bacia na cidade de São Paulo, estendendo-se aos municípios de Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Diadema, região do ABCD e que possui um enorme polo industrial.

O município de São Bernardo do Campo possui mais de 700 mil habitantes e pertence ao Parque Estadual da Serra do Mar.

O ribeirão dos meninos está localizado em área urbana e sua área total de drenagem é de 112km². Possui alguns trechos de galerias devido a expansão das indústrias, residências, comércio e do transporte e desemboca em outras áreas em canal aberto.

Essa canalização agravou as inundações ao longo de algumas avenidas e para amenizar o problema foram criados reservatórios de retenção, os chamados piscinões.

Metodologia

Percorri parte do ribeirão dos Meninos de carro devido a dificuldade de fazê-lo a pé pois várias avenidas importantes estão localizadas as suas margens e não possui acostamentos seguros e alguns trechos encontram-se em galerias. . Percorri apenas trechos da cidade de São Bernardo do Campo e Diadema.

Observei o ribeirão com a ajuda da minha filha, estudante do 3º Ano do Ensino Médio.

Resultados

O ribeirão dos Meninos, afluente pela margem esquerda do curso inferior do rio Tamanduateí, tem parte de sua bacia localizada no quadrante leste-sudeste da cidade de São Paulo, estendendo-se aos municípios de São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

Sua área total de drenagem até a foz do rio Tamanduateí é de 112km². Sua nascente está localizada a 1,5km do rio Grande, próximo ao Riacho Grande em São Bernardo do Campo e que pertence ao Parque Estadual da Serra do Mar.

A bacia do ribeirão dos Meninos, considerado integralmente até sua foz no rio Tamanduateí, é constituído por sedimentos terciários, por micaxistos do Proterozoico Superior e por sedimentos aluvionares do Quaternário.

Além destes litotipos pré-cambrianos, que os sedimentos terciários constui-se por siltes argilosos intercalados por camadas, continuas ou não, de areias finas argilosas apresentando aleatoriamente, fáceis de areias médias e grossas, contendo pedregulhos ou não.

O relevo se destaca pelo litotipos pré-cambrianos. Em seus afluentes possui traçados retilíneos com certo paralelismo, inclusive angulosidade nas mudanças dos traçados e que se caracteriza por um padrão de drenagem fluvial classificado como retangular.

Na área do Planalto Paulistano/Alto Tietê apresentam naturalmente fortes atividades erosivas, de movimentos de massas e de erosão linear, ou seja, ravinamentos e voçorocas.

Além da tendência erosiva natural, possui uma ocupação urbana extensiva em que, promovem o desmatamento, removem os horizontes inferiores, mais desagregáveis, portanto grandes geradores de sedimentos.

Estes sedimentos contribuem para a diminuição da vazão quando ocorrem chuvas intensas causando inundações às margens de grandes avenidas, inclusive afetando, casas, indústrias, comércio e prejudicando toda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com