TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Robótica - Aprendizagem Criativa

Por:   •  26/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

EMENTA ELETIVAS

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

ANA PAULA BARBOSA GOMES

JULIANA PIACENTE DIAS

TÍTULO  - ELETIVAS

 Robótica - Aprendizagem Criativa

PÚBLICO ALVO

8ºs e 9ºs Anos - EF

Ensino Médio

VIGÊNCIA

01/08/2022 - 23/12/2022.

EMENTA

Através da formação artístico-cultural dos estudantes, esta Eletiva buscar-se-á realizar trocas de experiências com pessoas, espaços e projetos de transformação sociocultural, para que se conheça tais modelos de atuação, de modo que a comunidade em que vivem seja refletida e compreendida, a fim de se construir um projeto de intervenção direta sobre esta localidade.  É importante que os estudantes possam compreender como a participação ativa dos atores envolvidos em um projeto coletivo molda a sociedade e os próprios sujeitos, influenciando sobre seu comportamento, projeto de vida e futuro.

A robótica reúne três elementos: mecânica, eletrônica e programação. Ou seja, se houver a possibilidade de controlar de forma inteligente um equipamento, teremos um equipamento robótico (ROSÁRIO, 2005). Existem muitos tipos de robôs. Em filmes são apresentados os robôs que possuem inteligência própria e agem tomando decisões, geralmente são humanoides. Os robôs mais sofisticados que existem hoje conseguem caminhar, subir escadas e até abrir portas (ANGELO, 2007). Robôs são usados principalmente nas indústrias. Onde são multifuncionais, tendo por objetivo a realização de tarefas variadas. Os robôs são reprogramáveis, projetados para atuar como manipuladores, fazendo movimentar peças e materiais. Também podem ter diferentes ferramentas adaptadas à sua extremidade, permitindo fazerem soldagem, pintura, furação, corte, polimento, entre outras funções. Existem robôs industriais que geralmente são grandes e executam os trabalhos que seriam difíceis ou perigosos para o homem realizar. Estes robôs substituem o homem em tarefas que envolvem condições desagradáveis, tipicamente contendo altos níveis de calor, ruído, gases tóxicos, produtos químicos ou esforço físico extremo (ROMANO, 2002). Os robôs também são adequados para realizar trabalhos monótonos (estafantes) e repetitivos com grande rapidez, sem perder a precisão. O ROBOKIT, porém, é um tipo de robô mais simples, que não possui braços nem pernas, mas permite acionar pequenos motores, luzes (LEDs), além de sons. Enquadra-se na categoria da robótica educativa, proporcionando um ambiente de aprendizagem onde o professor ensina ao estudante a montagem de dispositivos mecânicos, que podem ser controlados automaticamente pelo computador.

Programar na Educação Básica é tão necessário quanto brincar aos 6 anos, namorar aos 18, trabalhar aos 25 e passear aos 70! Várias brincadeiras das crianças são coordenadas por programação. Estas ações coordenadas são representações do mundo que divertem e educam. Sistematizar essas ações em um kit de robótica que aciona LEDs, motores e sons por programação é divertido, desenvolve muitas habilidades e competências.

JUSTIFICATIVA

Um ou mais projetos culturais serão desenvolvidos, como explica a ementa, integrando escola e comunidade garantindo não apenas o cumprimento de competências e habilidades previstas pela  BNCC e pelo Currículo Paulista, em consonância com a formação histórico cultural dos estudantes envolvidos, tornando os cidadãos ativos e conscientes de sua importância no processo de transformação da sociedade.    

ÁREAS DO CONHECIMENTO

Ciência, Engenharia, Artes, Língua Inglesa, Matemática e Física.

EIXOS TEMÁTICOS

(   x  )

Investigação científica

(  x   )

Processos criativos

(  x  )

Mediação e intervenção sociocultural

(     )

Empreendedorismo

OBJETIVOS

Integrar Projeto de Vida e Eletivas, construindo, a partir da Arte, Ciências e Cultural, noções de participação ativa, engajamento social, formação cultural e construção pessoal, além da cidadania.

HABILIDADES DESENVOLVIDAS

 Organização, pensamento lógico, criatividade, empatia, assertividade, relações interpessoais e intrapessoais, investigação, comunicação, trabalho com pesquisa, habilidades manuais, etc.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (124.3 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com