TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

Casos: SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT SYSTEM ON BUSINESS

Rogério Crepaldi de Andrade

Universidade Norte do Paraná- UNOPAR.

Graduando em Gestão Ambiental

rogeriocrepaldideandrade@yahoo.com.br

RESUMO

O objetivo deste artigo é identificar o fluxo dinâmico evolutivo dos sistemas naturais através de um Sistema de Gestão Ambiental, procurando obter efeitos benéficos dessa evolução para o rendimento de uma determinada empresa. Durante todo o processo de industrialização em todo o mundo, os recursos naturais foram explorados de forma desordenada, ocasionando efeitos negativos ao meio ambiente e ao homem. Inicialmente foram constatados grandes problemas ambientais e eventos nacionais para se discutir a questão ambiental. A implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é fundamental para o cumprimento da legislação e benéfica para o ambiente, trazendo vantagens para a organização como um todo. O SGA representa a organização de procedimentos apropriados em direção à meta do desenvolvimento sustentável e faz parte de um esforço integrado e contínuo de toda organização, na busca pela excelência ambiental. Deste modo a Educação Ambiental exerce um fundamental papel na coleta de dados para o Sistema de Gestão Ambiental, percebe-se a importância de se consolidar as informações, bem como na interação destas em resultados esperados, para permitir a propostas de modelos mais eficientes e mais compatíveis com as características naturais.

Palavras-chave: Sistema de Gestão Ambiental; Implementação; Auditoria Ambiental; Educação ambiental.

ABSTRACT

The purpose of this article is to identify the evolutionary dynamic flow of natural systems through an Environmental Management System , seeking benefits of this evolution for the income effects of a particular company . Throughout the process of industrialization around the world , the natural resources have been exploited in a disorganized way , causing negative environmental and human effects . Initially were seen major environmental problems and national events to discuss environmental issues . The implementation of the Environmental Management System (EMS ) is critical for compliance and beneficial to the environment , bringing benefits to the organization as a whole . The SGA is the appropriate organization toward the goal of sustainable development and is part of an integrated and continuous effort of the entire organization , in the quest for environmental excellence procedures . Thus environmental education plays a key role in data collection for the Environmental Management System , realizes the importance of consolidating the information as well as the interaction of these on expected outcomes , proposals to allow more efficient models and more compatible with the natural features .

Keywords: Environmental Management System; implementation; Environmental Audit; Environmental education.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo é identificar o fluxo dinâmico evolutivo dos sistemas naturais através de um Sistema de Gestão Ambiental, procurando obter efeitos benéficos dessa evolução para o rendimento de uma determinada empresa.

Nos dias de hoje é preciso administrar os recursos naturais e o controle da poluição de formas diferentes, mesmo porque são casos diferentes um é a vida e outro a morte.

É sabido que a questão ambiental é um reflexo do espaço produzido pelo ser humano ao longo de sua história, pautada nas relações que se estabelecem entre eles. Diante de tal para estudar a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental em empresas é preciso estudar o espaço, sua natureza e sua organização, e os processos sociais que se estabelecem neste espaço.

Deste modo este artigo justifica-se pela preocupação com os diversos impactos ambientais ocasionados principalmente por ações humanas, dentre os quais pode - se destacar: o aquecimento global; a destruição da biodiversidade ou extinção de espécies; o derretimento das geleiras; a destruição progressiva da camada de ozônio; a poluição dos rios e mares; as enchentes, entre outros, tem levado as empresas a uma maior preocupação com o meio ambiente.

Assim, tendo como oportunidade de aprendizagem, durante toda esta análise, na pesquisa dos procedimentos de uma empresa, os quais colaboraram e foram cruciais para a nossa formação como futuros gestores ambientais.

2 DISCUSSÃO

A gestão ambiental é conceituada, na administração pública federal brasileira, como “o conjunto de princípios, estratégias e diretrizes de ações e procedimentos para proteger a integridade dos meios físico e biótico, bem como a dos grupos sociais que deles dependem.” (MMA, 2000, p.42).

Durante todo o processo de industrialização em todo o mundo, os recursos naturais foram explorados de forma desordenada, ocasionando efeitos negativos ao meio ambiente e ao homem. Inicialmente foram constatados grandes problemas ambientais e eventos nacionais para se discutir a questão ambiental (NASCIMENTO, 2008).

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ser definido como um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma organização, de forma a obter o melhor relacionamento com o meio ambiente (NASCIMENTO, 2008).

A implementação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é fundamental para o cumprimento da legislação e benéfica para o ambiente, trazendo vantagens para a organização como um todo. O SGA representa a organização de procedimentos apropriados em direção à meta do desenvolvimento sustentável e faz parte de um esforço integrado e contínuo de toda organização, na busca pela excelência ambiental. (VENTURA, 2010).

Donaire (1999) destaca os benefícios econômicos e estratégicos nos processos de Gestão Ambiental empresarial:

Benefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com