TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMATIZAÇÃO DAS CARTAS

Por:   •  11/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMATIZAÇÃO DAS CARTAS 06 e 29 do livro: BAUMAN, Zygmunt. 44 cartas do mundo líquido moderno. Trad. Vera Pereira. Ed. Zahar, 2011.

Carta número 06 – Sexo Virtual

        O autor começa o tema com uma citação de Emily Dubberley, autora do livro “Brief Encounters: The Women’s Guide to Casual Sex” (Breves Encontros: O Guia das Mulheres para o Sexo Ocasional), ela é escritora e jornalista britânica especializada em sexo e relacionamentos. Onde escreveu que, em nossos dias, obter sexo “é como encomendar uma pizza...” Demostrando que não há mais necessidade de fletar ou fazer a corte. Bauman comenta que não há ganhos sem perdas e o sexo pela internet não é exceção a essa regra.

        Os ganhos são: conveniência, velocidade e garantia contra as consequências. Sites de relacionamentos diz o seguintes: “Encontre parceiros sexuais de verdade esta noite mesmo”, outro voltado ao público gay diz: “O que você quiser, quando quiser”. Isto para o consumo instantâneo, imediato; o desejo e sua satisfação fazem parte do mesmo pacote. Atualmente anúncios prometem prazeres sexuais tão instantâneos quanto fazer café ou sopa em pó. Para o autor eles degradam, condenam e ridicularizam os prazeres espacial ou temporalmente remotos, obtidos  com paciência, abnegação e muita boa-vontade.

        Isto tudo está associado ao “complexo de impaciência” contido no mundo moderno, de querer o de minha escolha e no momento que eu quiser, sendo possível atualmente por mais pessoas que possuem cartão de crédito, mencionado pelo autor como “varinhas mágicas”.

        Para o psicoterapeuta Phillip Hodson a “cultura da gratificação instantânea descartável” traz consigo “vícios, a satisfação obtida diminui a cada nova dose da droga”, para ele o resgate do romantismo que hoje “é dado ler nos velhos livros”, não significava obstáculos para a “coisa em si” e sim ingredientes importantes a “coisa”. Para o autor “todas as coisas eróticas e ‘sensuais’, partes de seu charme e atrativo.”.

        Para Bauman “ganhou-se em quantidade o que se perdeu em qualidade”; o “novo sexo melhorado” segundo Hodson e outros pesquisadores, mais que ajudar a criar vínculos e diminuir a tragédia dos sonhos não realizados, o sexo pela internet, ajuda a enfraquecer as relações laboriosamente construídas na vida real, que é menos “valioso” e valorizado.

        Georg Simmel a muito tempo atrás em suas observações percebeu que a medida do valor das coisas é o sacrifício necessário para obtê-las. Um número maior de pessoas pode “fazer sexo”, em compensação cresce o número dos que vivem sozinhos. As promessas de mais “sexo on-line” no lugar de saciar a fome de companhia humana, só aumenta a sensação de perda e o sentimento de humilhação, solidão e privação da experiência do calor humano.

        Para terminar o autor fala que os websites que oferecem sexo instantâneo, coloca as pessoas como “produtos disponíveis” sendo considerado as características físicas menos importantes do que o sentimento de ordem emocional que para ele são “uma coleção desordenada de atributos vendáveis ou difíceis de vender.

Carta número 29 – As trajetórias tortuosas da fobia

        

        O autor começa descrevendo o que é fobia (um sentimento intenso de medo) uma condição semelhante ao horror e ao pavor. Resumindo: desenvolvemos uma fobia quando sentimos medo, dirigimos nosso pânico para coisas específicas que consideramos responsáveis pela aflição e tomamos medidas defensivas para mantê-las à distância. Mas não é muito claro se essas coisas podem realmente nos provocar os danos que tememos, porque as verdadeiras causas talvez estejam em outro lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com