TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setor energético brasileiro

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.564 Palavras (15 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 15

Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Pernambuco

Daiane Xavier de Oliveira

Setor Energético Brasileiro

Como funciona o setor energético brasileiro

Garanhuns, abril 2015

Instituto Federal de Pernambuco

Daiane Xavier de Oliveira

Setor Energético Brasileiro

Como Funciona o Setor Energético Brasileiro

Trabalho apresentado como recurso de avaliação da disciplina de Geografia ministrada pelo Profº Mário Melo.


Garanhuns, abril de 2015

Sumário

Introdução ..............................................................................03
1.0 Como é gerada a energia brasileira ................................04
1.1 Energia Hidrelétrica..........................................................04
1.2 Energia Termelétrica........................................................04  
1.3 Energia Nuclear...............................................................05
1.4 Energia Eólica..................................................................05
2.0 Transmissão de Energia..................................................05
3.0 Distribuição......................................................................06
4.0 Instituições Responsáveis Pelo Equilíbrio Operacional ..07
4.1 ANEEL.............................................................................07
4.2 ONS.................................................................................07
4.3 CCEE..............................................................................08
4.4 MME................................................................................08
4.5 EPE.................................................................................08
4.6 CMSE..............................................................................08
4.7 CNPE..............................................................................09
5.0 Tributos e Encargos Cobrados na Conta de Luz............09
Conclusão.............................................................................10
Referências...........................................................................11

Introdução

  A presente pesquisa visa esclarecer todas as etapas de funcionamento e controle do setor energético brasileiro, mas concretamente uma agregação de informações  que esclarece todas as etapas desde o funcionamento e uso da energia brasileira, sua produção, distribuição e fiscalização, até a conta que chega ao consumidor.
  São objetivos desse trabalho esclarecer o passo a passo de como a energia chega as casas dos brasileiros, sua geração, transmissão, controle e tributações e cobranças.
  Está organizado em 5 partes. Na primeira parte será abordado a geração e suas fontes geradoras. Na segunda parte esclarecemos a transmissão da energia da energia das geradoras até as subestações. Na terceira parte a distribuição da energia das subestações até as casas, industriais e demais pontos pelos quais passam a energia. Na quarta parte podemos entender um pouco da distribuição de tarefas entre ministérios, comitês, organizações e câmaras que controlam e fiscalizam todas essas etapas pelas quais passam a energia e são responsáveis por instituir leis para o controle desta. Na quinta e ultima parte a separação da tributação e sua cobrança é esclarecida.
  A metodologia utilizada foi a pesquisa na internet, enriquecida com algumas noticias da atualidade e recolha oral com pessoas da área.

1.0 Como é Gerada a Energia Brasileira:

1.1 Energia Hidrelétrica

  Em países como o Brasil, que possui muitos rios com grandes desníveis, uma das soluções mais econômicas para fazer girar turbinas é aproveitar a força das águas, construindo usinas hidrelétricas. Em uma usina desse tipo, uma barragem, também conhecida como represa, controla as águas do rio.
  No interior da barragem, são instalados grandes tubos inclinados, geralmente chamados de aquedutos, que abrigam as turbinas. A água desce pelos tubos e faz girar o sistema de hélices, movimentando o eixo dos geradores que produzem a energia elétrica. Perto dos geradores são instalados os transformadores, equipamentos que acumulam e enviam a energia elétrica para os cabos das linhas de transmissão.
  Depois de movimentar as turbinas, as águas voltam para o leito do rio sem sofrer nenhum tipo de degeneração. É por isso que a energia hidrelétrica é considerada uma fonte limpa, além de ser renovável. No Brasil, a maior quantidade de energia elétrica produzida provém de usinas hidrelétricas.
  Construída e administrada por Brasil e Paraguai, Itaipu, no rio Paraná, é a segunda maior hidrelétrica do mundo em potência instalada, com 14 mil megawatts de capacidade de geração, atrás apenas de Três Gargantas, na China. A Eletrobras detém metade de Itaipu em nome do governo brasileiro, além de ser dona, por meio de suas empresas, de algumas das principais hidrelétricas em operação no país, como Tucuruí, no rio Tocantins, e Xingó e as usinas do Complexo Paulo Afonso, no rio São Francisco.

1.2 Energia Termelétrica

  Em regiões com poucos recursos hidrográficos, mas com boas reservas de óleo, carvão ou gás, é possível girar as hélices das turbinas com a força do vapor resultante da queima desses combustíveis. Para isso, são construídas usinas termelétricas.
  A maioria das usinas termelétricas usa fontes primárias consideradas não-renováveis, mas em alguns lugares do Brasil já é possível gerar energia queimando combustíveis alternativos, como a biomassa.

1.3 Energia nuclear

  Na natureza, algumas substâncias, como o urânio, têm núcleos atômicos extremamente pesados e instáveis, que podem ser divididos em partículas menores se forem bombardeados por nêutrons. Os nêutrons, ao atingir um núcleo de urânio, provocam sua quebra em dois núcleos menores e a liberação de mais nêutrons, que, por sua vez, irão atingir outros núcleos de urânio e provocar novas quebras. Essa é uma reação em cadeia. No momento em que se dividem, os núcleos emitem calor na forma de radiação.
  A velocidade de uma reação em cadeia pode ser de dois tipos: não controlada e controlada. No primeiro caso, a reação ocorre muito rapidamente (em menos de 1 segundo), liberando enorme quantidade de energia. É o que acontece, por exemplo, na explosão da bomba atômica. No segundo caso, a reação é controlada pelos chamados reatores de fissão nuclear, permitindo que a energia liberada seja aproveitada e evitando explosões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (164.3 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com