TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Educacional Francês e Brasileiro

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.450 Palavras (18 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COORDENAÇÃO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

POLÍTICAS PEDAGÓGICAS

SISTEMA EDUCACIONAL FRANCÊS

X

SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO

2016

1 INTRODUÇÃO

Sistema educacional é um conjunto de recursos pelo qual se concretiza o direito à educação. Ele se desenvolve através de um grupo organizado de estruturas e de ações diversificadas, por iniciativa e sob a responsabilidade de diferentes instituições e entidades, públicas e privadas1.

Para o monitoramento das reformas e políticas educacionais, os processos de avaliação são de extrema importância.  Em todos os países que, se preocupam em aumentar a eficiência, qualidade e equidade no sistema educacional, é possível perceber a ênfase que dão à avaliação como mecanismo de acompanhamento dos processos de reforma. Cada vez mais é atribuída importância tanto à avaliação institucional (condições da infraestrutura das instituições escolares; processos de gestão; formação, qualificação e produtividade dos recursos humanos, etc.), quanto à avaliação de resultados (o que e como os alunos aprendem, quais os fatores associados ao rendimento escolar, impactos de fatores extra e intraescolares na aprendizagem, etc.)2.

Devido às grandes transformações da sociedade, passa-se a destacar cada vez mais os indicadores de qualidade de ensino.  E para o desenvolvimento destes indicadores, torna-se necessária a presença de um sistema educativo eficiente que mostre: qual a trajetória escolar dos alunos, qual o tempo médio necessário que levam para concluir a educação básica; o que faz com que os alunos abandonem ou repitam o ano; quais os padrões devem ser atingidos para que os alunos desenvolvam as competências exigidas para a cidadania; quais ações e políticas podem ser direcionadas para a promoção da equidade e melhoria da qualidade nos níveis de ensino; etc.2.

A preparação de cidadãos competentes para atuar de forma crítica e responsável na construção de uma sociedade mais justa, democrática e desenvolvida, exige um desenvolvimento de qualidade das inteligências cognitiva, emocional e afetiva de crianças e adolescentes.  Esse desenvolvimento é de extrema relevância, pois dá a oportunidade de plena inserção social e no mercado de trabalho. Portanto, é preciso garantir-lhes uma formação ética e solidária, desenvolvendo ainda suas habilidades em resolver problemas, optar e verificar informações de modo independente e crítico2.

Desse modo, ao longo deste trabalho serão apresentados dois sistemas educacionais, francês e brasileiro, com o objetivo de realizar comparações entre eles.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O Sistema Educacional Francês3

O prefácio da constituição francesa de 1946 prevê que “A Nação garante a crianças e adultos a igualdade de acesso à educação, à formação profissional e à cultura. O sistema de ensino francês é altamente desenvolvido e organizado. Os programas educacionais são regulados pelo Ministère de l'Éducation Nationale (Ministério da Educação Nacional). O chefe do ministério é o Ministro da Educação Nacional.

Os professores de escolas públicas do ensino básico e secundário são todos servidores públicos estaduais. Professores e pesquisadores de universidades da França também são empregados pelo Estado. O ministério é o maior empregador da França.

O sistema educacional francês é dividido em três partes: enseignement primaireenseignement secondaire e enseignement supérieur. O ano letivo francês (la rentrée scolaire) começa em setembro e termina em julho. E esse sistema compreende uma educação obrigatória gratuita para crianças de 6 a 16 anos de idade, e o direito à escolaridade a partir dos 3 anos (maternelle).

O currículo (programa le officiel) é o mesmo para todos os estudantes franceses em instituições públicas, semi-públicas e particulares. O Boletim officiel de l'éducation nationale listas todos os programas atuais e diretrizes de ensino.

2.1.1 Enseignement primaire (Ensino primário)

O ensino do primeiro grau corresponde à escola primária que abrange o ensino infantil e o ensino fundamental.

2.1.1.1 L’école maternelle

Chamado de école maternelle, o ensino infantil foi criado em 1881, para as crianças de 3 a 6 anos de idade. Mesmo sendo facultativo, ele escolariza quase a totalidade das crianças de 3 anos, a maioria do ensino público. Com um objetivo duplo, educativo e pedagógico, o ensino infantil permite às crianças aprender a vida em sociedade, a formar suas personalidades e desenvolver habilidades básicas de coordenação. Isso incentiva o desenvolvimento da autoconsciência e introduz a criança a atividades em grupo. Os exercícios incluem arte e artesanato (tais como desenho, pintura e cerâmica), música, jogos educativos e atividades de coleta (tais como habilidades de escuta). Durante o último ano, a escrita, leitura e aritmética são ensinadas para preparar os alunos para o ensino primário.

O ensino infantil é o ponto forte e a especificidade do sistema educativo francês e contribui na melhoria da eficácia do ensino fundamental. É dividido da seguinte maneira: 3 anos – Petit section (PS); 4 anos – Moyenne section (MS) e 5 anos – Grande section (GS). Os professores têm a mesma formação que os professores do ensino fundamental e podem ensinar em todo primário.

2.1.1.2 L’école élémentaire

L’école élémentaire, o ensino fundamental, é obrigatório para todas as crianças, francesas e estrangeiras, a partir dos 6 anos. Ele abrange as crianças de 6 a 11 anos. Ele é responsável por introduzir o primeiro conhecimento e aprendizagem da cidadania, com um currículo de francês, matemática, ciências e humanidades. Desde 2006 o ensino religioso não é mais parte do currículo francês e há uma lei que proíbe a exposição de quaisquer objetos religiosos nas escolas a fim de evitar uma doutrinação e introduzir um senso de tolerância étnica e religiosa entre os alunos. A divisão da école élémentaire se dá da seguinte maneira:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com