TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO MOBOLIZAÇÃO URBANA

Por:   •  12/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 5

   Trabalho Pratico:   Planejamento Urbano, Acessibilidade, Mobilidade

Professor:  Ordiley Santos       Curso: Engenharia Civil , 8º período – FN/Noite

Alunas: -  Flávia Aparecida Rodrigues

              - Gabriela Nayara Jaques

Orientações Gerais:

Tomando por base o texto anexo, “O passo a passo” para elaboração de um Plano de Mobilidade Urbana, e os demais conhecimentos adquiridos durante o semestre letivo, responda as perguntas formuladas a seguir:

  1. No passo 1 – Preparação, explique detalhadamente e exemplifique o que

significa fazer o “mapeamento dos atores (subitem 1.4)”.

Mapeamento dos atores significa planejar o envolvimento dos atores sociais e

as melhores estratégias de comunicação envolvendo todos os agentes que tenham

interesse ou serão impactados de alguma forma pelo Plano de Mobilidade Urbana.

Entende-se como atores sociais os indivíduos,as agremiações ou os grupos organizados de cidadãos e entidades (associações, sindicatos,movimentos sociais, organizações comunitárias e não governamentais) e as instituições(agências governamentais ou estatais, vereadores, empresas, operadores do sistema de transporte). Incluem-se todos aqueles que estejam de alguma forma envolvidos,que tenham interesse, que exerçam influência sobre os objetivos e resultados do Plano, direta ou indiretamente, ou que possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela sua execução.

  1. Ainda no passo 1 – Preparação, o que você entende como “Comunicação e

participação social (subitem 1.5)”?

Entendo que é uma metodologia crucial de processos participativos que envolve todos os atores sociais num foco em comum com o objetivo de consolidar, fortalecer e divulgar a idéia central do projeto a executar.

Explique detalhadamente e exemplifique.

  1. No passo 2 – Definição do Escopo, explique como devem ser definidas as

“metas, prioridades e horizontes (subitem 2.3)”. Exemplifique.

  • Metas: São as tarefas com datas de começo e fim definidos. Sua 

obtenção tem estreita relação com a estimativa de tempo previsto para execução de cada projeto. Tem a necessidade de serem mensuráveis e claras: Exemplos: - Se haverá redução, aumento ou manutenção de determinado aspecto/índice, e em que prazo isso deve acontecer. Porcentagem de redução dos índices de acidentes com vítimas; aumento do índice de passageiro por quilômetro (IPK); aumento das viagens por modais não motorizados e coletivos; redução dos tempos de viagem; implantação de programas de melhorias de informação ao usuário; e aumento do número de intersecções acessíveis

  •   Prioridades : As áreas mais carentes da cidade tem prioridade para a

implementação do Plano .

  • Horizontes: Os horizontes temporais do Plano de Mobilidade são fixados

levando em conta objetivos e metas de curto, médio e longo prazos, conforme suas repercussões política, gerencial e financeira. Indicativamente, podem ser considerados horizontes de 2 a 3 anos (curto prazo), 6 a 7 anos (médio prazo) 15 anos (longo prazo) para a definição de um cronograma geral do programa de ação  e do plano de investimentos.

  1. No passo 3 – Procedimentos Gerenciais, como você entende que deve ser elaborado o “Plano de trabalho e cronograma (subitem 3.3)”?

São recursos indispensáveis para  o processo de elaboração que prever as principais etapas e atividades e estabelece os tempos necessários para a realização do Plano de Mobilidade Urbana. Entendo que sua elaboração é feita em duas etapas: a princípio tanto o plano de trabalho como o cronograma são predefinidos pela Comissão Técnica, responsável pela elaboração do Plano. A partir da data de início da elaboração do Plano de Mobilidade propriamente dito o plano de trabalho e o cronograma precisam ser ajustados e detalhados.

A sua especialização e responsabilidade passa a ser realizada por órgãos que serão efetivados por licitação ou contratos..

  1. No passo 4 – Elaboração, como você entende que devem ser elaboradas as atividades previstas nos seguintes subitens:

4.1 - Caracterização e diagnóstico : Deve ser feito uma análise minuciosa e abrangente do cenário atual a ser modificado com o objetivo de concluir um diagnóstico com análise dos aspectos quantitativos e qualitativos da mobilidade do município.


4.2 – Cenários e avaliação de impactos:  Deverá ser feito um prognóstico com alternativas distintas de transporte, onde independente dos graus de detalhes que a metodologia imponha sua estrutura segundo dois campos: a construção de cenários de evolução urbana, demográfica,econômica e social do município; e a projeção quantitativa ou qualitativa dos impactos destas tendências na mobilidade, nos serviços de transporte e no sistema viário. A avaliação de impacto deverá ser feita ao projetar o “nada a fazer” na situação dos horizontes do Plano atual. Isso possibilita prever problemas futuros e comparar com as propostas dos demais cenários. A análise e a comparação entre os cenários que representem tendências distintas e situações contrastantes vão ajudar na compreensão de como determinadas medidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (301.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com