TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Pastoral Urbana

Por:   •  14/9/2022  •  Exam  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Comente sobre os fundamentos bíblicos da Teologia Pastoral.

        Ao se falar dos fundamentos bíblicos da teologia pastoral, devemos, primeiramente, recorrer à ideia de Pastor. O termo pastoral é derivado deste termo “pastor”, termo este que está bastante presente, tanto no Antigo, como no Novo Testamento.

        No Antigo Testamento, o pastor, responsável pelo pastoreio, era aquele que era o proprietário, como em Ez 34,15-16. Era uma função também confiada aos filhos, como em Gn 31,38-40; 37,2; 1Sm 16,11, ou filhas, como em Ex 2,16; Gn 29,9.

        Também no NT tem-se a figura do pastor, relacionada principalmente com Jesus, que é chamado de o bom Pastor, como em Jo 10,11.

2 – O que você entende sobre Pastoral Urbana?

        Podemos dizer que a pastoral urbana é a reflexão teológica que atualiza a ação evangelizadora na prática, exercida pela Igreja para a expansão do Reino de Deus no mundo levando em consideração os grandes desafios e problemas de evangelização das cidades e seu entorno.

3 – Comente sobre a Pastoral Urbana e as novas mídias.

        A partir da noção aristotélica do homem como animal falante, vê-se que tudo aquilo que ajuda na comunicação deve ser utilizado por todo aquele que faz pastoral.

        Tendo em vista os novos meios de comunicação e as novas mídias, São João Paulo II não os coloca como veículos de evangelização somente,  mas mostra como eles são importantes para a cultura moderna. As mídias devem ser um meio pelo qual a mensagem cristã deve ser integrada. É preciso integrar e vincular a cultura e a mídia com a difusão do Evangelho.

        A Igreja deve, portanto, ser protagonista das mudanças atuais, de onde fazem parte as mass media, e deve assumir o desenvolvimento de sua missão segundo as linguagens e a sensibilidade do homem contemporâneo. É a partir deste aspecto que se pode falar que trata-se do “lugar teológico” onde deve acontecer o diálogo entre fé e cultura midiática.

 4 – Fale sobre Pastoral Urbana e o fenômeno urbano: o Êxodo rural, a revolução industrial e o crescimento da população urbana.

        Para poder entender a Pastoral Urbana, deve-se falar deste chamado fenômeno urbano, o qual é importante para entendermos a grande necessidade da pastoral urbana.

        A partir do êxodo rural, muito ligado à revolução industrial, mas também ligado à busca de melhores condições de vida das pessoas, procurou-se atender também estas pessoas de acordo com as suas necessidades espirituais relacionadas à sua fé.

        Com o Êxodo rural, o processo de urbanização cresceu de forma agressiva e as pessoas se deslocaram com grande peso para as cidades. Para poder ajudar as pessoas em suas necessidades, a Igreja como mãe desenvolveu aquela que hoje conhecemos como doutrina social.

5 – Faça um comentário sobre o fenômeno urbano. Espaço, Tempo, Cultura e Religião.

        Com o surgimento das realidades urbanas, devemos salientar que, com o surgimento deste fenômeno urbano, a Igreja aderiu aquela que é uma das estratégias relacionadas ao marketing, de que deve-se chegar primeiro para poder dar um auxílio às pessoas. A partir disso, vê-se que o Brasil já nasceu católico, seja em suas realidades ruais, seja na sua realidade urbana. A partir disso, vemos alguns fenômenos como espaço, tempo, cultura e religião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com