TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria dos Lugares Centrais

Por:   •  19/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Estadual de Educação Paula Souza

Etec Parque Belém

Teoria dos Lugares Centrais

Cintia Ferreira Soares

Geovanna Ligia Porpino de Lima

Guilherme Silva Malito

Laís Giulia Hernandes Vaz

 Leandro Santos Rocha

São Paulo - SP

2017

Centro Estadual de Educação Paula Souza

Etec Parque Belém

Teoria dos Lugares Centrais

[pic 1]

Cintia Ferreira Soares

Geovanna Ligia Porpino de Lima

Guilherme Silva Malito

Laís Giulia Hernandes Vaz

 Leandro Santos Rocha

São Paulo - SP

2017

Resumo

Esse trabalho pretende mostrar todos os processos que Walter Christaller usou para elaborar a teoria dos lugares centrais.

Sumário

Introdução        5

1. Quem é Walter Christaller        6

2. Antiga Abordagem sobre a teoria do povoamento        6

3. Objetivo Principal da Teoria dos Lugares Centrais        7

4. Princípios que Christaller se Baseou        7

5. Conceitos Fundamentais Subjacentes da Teoria        8

Considerações Finais        10

Referencias Bibliográficas        11

Introdução

Nessa abordagem sobre a teoria dos lugares centrais, cujo autor é Walter Christaller, que  claramente agregou muito para a teoria do povoamento, pois a partir de pressupostos e princípios sua abordagem cientifica analisava a sociedade, mostrando que tem ordem nos padrões do povoamento que se observa à sua volta.

Christaller escreveu seu livro em 1933, mas o livro sobre a teoria dos lugares centrais só se tornou conhecido por volta de 1950 e foi traduzido em 1966. Christaller viveu em uma época onde muito de suas ideias teve influência de Von Tllunen Weber.

1. Quem é Walter Christaller

Walter Christaller foi um geógrafo alemão nascido em 1893. Antes de completar 21 anos de idade, ele deu início aos estudos nas áreas de Filosofia e Geografia Política e logo após serviu no exército durante a 1° Guerra Mundial.

Na década de 1920, perseguiu ocupações e em 1929 retomou os estudos, concluindo sua dissertação nomeada Teoria dos Lugares Centrais, que explicava como diferentes lugares se distribuem no espaço. Em 1933, ele a publicou em um livro chamado Os Lugares Centrais no Sul da Alemanha, sua maior contribuição na Geografia. A teoria se tornou a base de estudos de sistemas de cidades.

Em 1940 se juntou ao Partido Nazista, e passou a trabalhar para o governo durante a 2° Guerra Mundial. Suas tarefas eram desenvolver planos para reconfigurar a geografia econômica das conquistas orientais da Alemanha. Ele usou de sua teoria como um guia.

Após a 2° guerra ele se juntou ao Partido Comunista e se dedicou a estudar Geografia do Turismo. Na década seguinte, sua Teoria dos Lugares Centrais foi utilizada para reestruturar relações e fronteiras alemãs, e continua servindo de base para estudos políticos e geográficos atualmente.

Em 1950, fundou a Associação Alemã de Geografia Aplicada (DVAG), junto com Paul Gauss e Emil Meynen. Uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo era desenvolver uma plataforma para planejamento regional e geografia aplicada.

2. Antiga Abordagem sobre a teoria do povoamento

A abordagem anteriormente estabelecida para a geografia do povoamento partia do sítio e da situação das cidades, das suas origens e funções, das classificações baseadas nestas características e da delimitação das áreas de influência das cidades ou dos portos. A abordagem de Christaller incorporou parte desta tradição ao classificar as povoações de acordo com as suas funções e ao examinar as relações entre elas e as suas áreas de influência. Contudo, no seu trabalho, este autor, procurou explicar mais a posição relativa do que absoluta e sugeriu que havia uma organização geral no sistema de povoamento e áreas de influência das povoações.

3. Objetivo Principal da Teoria dos Lugares Centrais

Para fazer o embasamento teórico para a teoria dos lugares centrais, Walter Christaller incorporou algumas características da antiga abordagem da geografia do povoamento, mas ele procura explicar a posição relativa do que a absoluta, sugerindo que havia uma organização geral no sistema de povoamento e áreas de influência das povoações.

Sendo assim, o objetivo principal desta teoria é explicar a organização espacial das povoações e das áreas de influência, em particular a sua localização relativa e dimensão.

Sendo assim a teoria dos lugares centrais serve para explicar a forma como os diferentes lugares se distribuem no espaço. Segundo esta teoria, um lugar central (um centro urbano) fornece um conjunto de bens e serviços a uma determinada área envolvente (área de influência ou região complementar). Cada um destes lugares centrais pode ser classificado hierarquicamente em função da quantidade e diversidade de bens e serviços que fornecem à sua área de influência.

4. Princípios que Christaller se Baseou

Christaller se baseou na dinâmica das cidades, sobretudo as cidades no Sul da Alemanha, país onde ele vivia. Buscou compreender essa dinâmica a partir de conceitos como centralidade, localidade central, região de influência das cidades e polarização. Fundamentou a sua teoria numa relação hierárquica entre os centros urbanos do Sul da Alemanha, quanto ao fluxo de distribuição de bens e serviços das localidades centrais para suas interclânicas, envolvendo o tamanho, o número e a distancia entre as localidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (130.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com