TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teresina, Cidade Horizontal X Cidade Vertical

Por:   •  13/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 4

2.1 Teresina, cidade horizontal x cidade vertical

Capital do Piauí, Teresina foi a primeira cidade planejada do Brasil. Iniciada na área do bairro Poti Velho e se expandindo inicialmente para a região central da cidade. A área central, em comparação com a periferia, sendo dotada de melhores equipamentos e infraestrutura urbana era habitada por classes sociais mais elevadas fazendo com que a população de baixa renda migrassem para as periferias fazendo com que assim o processo de expansão se desse primeiramente nos sentidos centro norte e sul, entre os anos 1940 e 1960. Expansão essa que se deu dentre outros fatores, devido a criação de duas avenidas que facilitariam o acesso a área central (Avenida Miguel Rosa e Barão de Gurgueia).

Somente no início da década de 1970 começaria a se expandir para a zona leste. Como resultado da busca das classes populares por preços mais acessíveis, na primeira década de 2000, houve um aumento de densidade nas franjas urbanas da cidade fazendo com que a maior parte da população fique afastada dos serviços oferecidos pela administração pública, como escolas, serviços de saúde, transporte público e até saneamento básico, trazendo mais gastos. Em contrapartida com a criação de novos bairros houve a criação de leis que regulamentavam a verticalização em Teresina. Conforme Façanha (2012, p. 7-8):

Em  1992,  o  governo  municipal  publica  uma  nova  legislação  urbana.  Esse documento,  através  das Leis  de  nº  2.264,  2.265  e  2.266,  de 16  de dezembro, definiu a ocupação do solo urbano, o uso do solo urbano e o código de obras e edificações  de Teresina.  No texto  de  apresentação do  documento, o  Prefeito Wall  Ferraz  naquele  contexto,  justificou  a  necessidade  de  atualização  da legislação,  ao  dizer  que  percebia,  “por  toda  parte,  o  crescimento  vertical  da cidade. A população aumentando a olhos vistos. O crescimento expandindo-se pelos bairros. Construções realizadas de  forma  desordenada. Tudo, portanto, a reclamar modernas  e eficazes leis  municipais” (Legislação  Urbana  de Teresina, 1993, p. 1). Essa legislação surgiu por pressão dos agentes do setor imobiliário, sinal  importante  da ampliação  do  nível  de  organização  desse  setor,  além  de consolidar nos primeiros anos de 1990 o processo de verticalização em Teresina.

Segundo Viana (2019, p.12), se tratando de crescimento vertical em Teresina, é importante destacar tanto a construção do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em 1905, que é considerado uma das primeiras construções verticais da cidade; como também as obras realizadas pelo governo do Estado, entre os anos de 1970 e 1975. De acordo com Costa (2014, s.p):

Foi durante  os primeiros  anos da  década de  1970,  que o  governo de  Alberto Silva  construiu  as grandes  obras na  capital  piauiense,  tais  como  o  estádio de futebol  Albertão,  o  Tribunal  de  Justiça  do  Estado  do  Piauí,  a  Companhia Energética do Piauí – Cepisa,  o  asfaltamento das Avenidas Miguel  Rosa  e Frei Serafim, o Hospital  de Doenças Infecto  Contagiosas –  HDIC, que atualmente denomina-se  Hospital  de  Doenças  Tropicais  Natan  Portela,  a  Universidade Federal do Piauí e o Hotel Piauí, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com