TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste granulométrico

Artigo: Teste granulométrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Artigo  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  399 Visualizações

O ensaio granulométrico possui fundamental importância, visto que, o mesmo é utilizado para designar a distribuição granulométrica de um determinado tipo de solo, ou seja, trata-se de um processo, o qual é usado na determinação de percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa total ensaiada.

Vale ressaltar que, o ensaio é fracionado em duas partes diferentes, as quais são utilizadas de acordo com o tipo de solo e sua respectiva finalidade para cada ensaio. Sendo elas: análise granulométrica por sedimentação e análise granulométrica por peneiramento.

Há dois tipos de solos, os grossos e aqueles que possuem uma maior quantidade de finos, através dessa determinação é escolhido qual procedimento deve ser utilizado. No caso dos solos grossos, os quais têm como exemplo os pedregulhos e areias, que possuem quantidades insignificantes ou nulas de finos, é possível determinar sua curva granulométrica usando apenas a análise granulométrica por peneiramento. Já em solos que apresentam um número de finos significante, é recomendada a utilização das duas análises, tanto a granulométrica por peneiramento como também por sedimentação, a utilização dos dois tipos de análise é conhecida como granulometria conjunta.

Com os resultados obtidos através deste ensaio, se torna possível construir uma curva de distribuição granulométrica, a qual é fundamental na rotulagem dos solos, como também, na aferição de parâmetros para a absorcividade, bases estabilizadas, filtros, capilaridade, dentre outros.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com